domingo, dezembro 15, 2013

Ator Peter O'Toole morre aos 81 anos

O ator irlandês Peter O'Toole morreu aos 81 anos, disse neste domingo (15) seu agente. O motivo da morte não foi divulgado. Ele estrelou o filme "Lawrence da Arábia" em 1962 e foi indicado oito vezes ao Oscar durante a carreira. O agente Steve Kenis disse que o ator morreu no sábado (14) em um hospital de Londres. Ele estava doente há muito tempo, disse o agente, sem especificar a causa.
O ator também atuou em "O último imperador", de Bernardo Bertolucci, de 1987, "O leão no inverno", com Katharine Hepburn, de 1968, e diversos outros filmes em quase seis décadas de carreira no cinema. Nascido em County Galway, na Irlanda, e criado em Leeds, na Inglaterra, ele começou a carreira no teatro britânico e se consagrou em um da das suas primeiras atuações no cinema, "Lawrence da Arábia". O trabalho de 1962, na pele de um militar inglês que lutou no Oriente Médio na Primeira Guerra Mundial, foi o mais marcante de O'Toole e ajudou a transformar o longa em um clássico do cinema. Ele recebeu um Oscar honorário em 2003 - uma forma de a Academia de Hollywood compensá-lo por não ganhar nenhuma das outras indicações ao prêmio. Ele foi premiado quatro vezes no Globo de Ouro, uma no Emmy e uma no Bafta, entre outros reconhecimentos.
Peter O'Toole em 2008 (Foto: AP/Evan Agostini) 
Peter O'Toole em 2008 (Foto: AP/Evan Agostini)
O filme mais recente pelo qual ele havia sido indicado ao Oscar foi "Venus", de 2006. No ano seguinte, ele fez a voz do personagem Anton Ego, no popular filme de animação "Ratatouille". Além de "Lawrence da Arábia", os outros filmes que renderam indicações ao Oscar foram "Becket, o favorito do rei" (1964), "O leão no inverno (1968)", "Adeus, Mr. Chips" (1969), "A classe governante" (1972), "O substituto" (1980) e "Um cara muito baratinado" (1982).
Volta a atuação
Em um comunicado divulgado em julho de 2011, Peter O'Toole disse que iria se aposentar e não mais atuar em filmes e no teatro. "O coração disso [ser ator] saiu de mim", disse, acrescentando que "não iria voltar". Mas o "The Guardian" disse que ele planejava voltar a atuar em um filme chamado "Katherine of Alexandria". O site IMDb diz que ele também estava no elenco de um filme programado para estrear em 2014, "Mary". Ele deixa duas filhas, Pat e Kate O'Toole, de seu casamento com a atriz Siân Phillips, e um filho com Karen Brown, Lorcan O'Toole.
Repercussão
O presidente irlandês, Michael Higgins, disse ter sentido uma "grande tristeza" com o anúncio da morte do ator. "A Irlanda e o mundo perderam um dos gigantes do cinema e do teatro", escreveu em um comunicado. Vários atores e cineastas também  lamentam a morte de Peter O'Toole no Twitter. "Pensamentos e orações direcionados à família de Peter O'Toole", disse William Shatner. "Um brinde ao ator Peter O'Toole. Que grande estrela", disse o diretor Edgar Wright. "Que notícia terrível. Adeus, Peter O'Toole. Tive a honra de dirigir em uma cena. Monstro, aprendiz, amante da vida, gênio...", escreveu Stephen Fry.
Peter O'Toole recebe o Oscar honorário em 2003, ao lado da atriz Meryl Streep (Foto: AFP PHOTO/TIMOTHY A. CLARY )Peter O'Toole recebe o Oscar honorário em 2003, ao lado da atriz Meryl Streep (Foto: AFP /Timothy Clary)

Nenhum comentário: