Telejornal mais assistido do país, o Jornal Nacional não é preferência do público de Goiás. O JN acumula cinco derrotas em dois meses para a novela infantojuvenil Chiquititas, do SBT. A baixa audiência reflete a queda da audiência da Globo na terra em que foram ambientadas as primeiras fases da novela Em Família. No último dia 17, Chiquititas cravou 18,0 pontos, contra 16,7 da Globo, que exibia o Jornal Nacional. Na semana anterior, a novela do SBT derrotou o noticioso nos dias 10 (18,3 a 16,0) e 11 (17,9 a 17,5). Em março, a Globo teve duas derrotas: no dia 12, o Jornal Nacional teve média de 16,6 pontos, contra 16,9 de Chiquititas. No dia seguinte, o noticioso de William Bonner e Patrícia Poeta sofreu a pior lavada: apenas 11 pontos, contra 17,1 da novelinha do SBT. A queda do Jornal Nacional reflete a crise da Globo em Goiás, praça em que a rede tem a pior audiência. Em março, a TV Anhanguera, afiliada da Globo, teve média de 7,9 pontos, contra 6,8 da Serra Dourada, afiliada do SBT, segundo dados consolidados do Ibope. Nos últimos três anos, a Globo perdeu 31% de público em Goiás. Em 2011, a Anhanguera registrou média de 11,5 pontos No período, a Serra Dourada subiu 14,5%, de 5,9 para 6,8. A Record Goiás caiu de 7,1 para 5,8 (menos 19%). Em março, a Anhanguera perdeu a liderança na média do dia oito vezes, sete dessas para a Serra Dourada e uma para a Record Goiás. Na derrota mais recente, em 30 de março, a Globo registrou 7,6 pontos, três décimos a menos do que o SBT. Naquele dia, o BBB fechou com apenas 8,4 pontos, contra 11,6 da Serra Dourada. A Globo reconhece que Goiânia é a capital onde enfrenta maior concorrência e tem feito investimentos na programação para atrair a audiência dos goianos. A emissora gravou edições especiais do Globo Repórter no Estado, porém a aitude mais ousada foi ambientar a novela das nove em Goiás, o que, mesmo assim, não levantou a audiência na região. De todas as capitais, Goiânia é a que menos assiste a Em Família, com média de 26 pontos, cinco a menos do que no PNT (Painel Nacional de Televisão). Cada ponto equivale a 6,9 mil domicílios em Goiânia. (Daniel Castro)
Band vai contratar Rachel Sheherazade
Avançaram muito nos últimos dias as negociações entre a Band e a jornalista Rachel Sheherazade, apresentadora do SBT Brasil. O Notícias da TV apurou com fontes das duas emissoras que a contratação poderá ser anunciada na semana que vem. Sheherazade já é dada com um pé na Band. Na emissora, Sheherazade deverá ganhar R$ 350 mil por mês, R$ 100 mil a mais do que no SBT. Ela deverá ser o terceiro membro da bancada do Jornal da Band, que tem uma linha crítica ao governo federal, ao lado de Ricardo Boechat e Ticiana Villas Boas. O interesse da Band em Rachel Sheherazade cresceu depois que o SBT anunciou, no início de abril, que seus apresentadores não vão mais emitir comentários pessoais em seus telejornais. A medida foi uma censura à jornalista, que em fevereiro virou notícia ao dizer que achava "compreensível" a atitude de um grupo de "justiceiros" que amarraram a um poste um suposto assaltante de 16 anos, no Rio de Janeiro. O SBT passou então a ser pressionado pelo governo federal, procuradores e partidos de esquerda, insatisfeitos com os comentários conservadores de Sheherazade. Embora tenha manifestado oficialmente concordância e respeito ao veto do SBT, Sheherazade, intimamente, não gostou nem um pouco da medida. Primeiro, porque ela foi contratada pelo SBT para expressar sua opinião. Sem opinar, ela é uma apresentadora como outra qualquer, não tem brilho. Como comentarista, expressa a opinião de milhões de pessoas, inclusive a do presidente da Band, Johnny Saad. Sheherazade tem contrato com o SBT até março de 2015. No próximo domingo, ela participa do Programa Silvio Santos. Na gravação do programa, não foram abordadas suas posições polêmicas, muito menos o veto a seus comentários. Na Band, além de preencher uma demanda editorial, a contratação é vista também como uma forma de a Band "vingar" a perda de Danilo Gentili e dezenas de outros profissionais para o SBT. (Daniel Castro)
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