quinta-feira, julho 31, 2014

Defesa Civil: como evitar desastres no período chuvoso

De acordo com o Instituto Clima Tempo, as condições climáticas permanecerão instáveis em Ilhéus. A temperatura deve variar entre 18ºC (mínima) e 26ºC (máxima), com pancadas de chuvas. Diante dessa previsão, a Defesa Civil do município alerta a população sobre os riscos da ocorrência de desastres e dá dicas de medidas preventivas contra alagamentos, deslizamentos e desmoronamentos, que podem evitar mortes, perda de bens, tais como carros e imóveis, sem contar às doenças que se proliferam neste período. Em caso de chuvas constantes, é preciso que os moradores das áreas de risco, como encostas e leitos dos rios, procurem abrigos seguros. Ainda, deve-se evitartrafegar por estes espaços, bem como estacionar veículos nas proximidades desses locais. Após as chuvas, os cidadãos devem verificar se não houve rompimento nas telhas ou entupimentos nas instalações do imóvel. 

A Defesa Civil ressalta que é necessário fazer vistorias periódicas em edifícios e residências, e checar continuamente o estado de conservação das calhas, ralos e telhados. O técnico em Defesa Civil de Ilhéus, Joandre Neres, alerta que as causas dos desastres comuns em períodos de elevados índices pluviométricos não são apenas naturais, pois a ação do homem sobre o meio tem grande influência. “O motivo em si das complicações não é unicamente o excesso das chuvas, mas varias ações do homem sobre a natureza além das condições geológicas dos terrenos e locais,” ressalta o agente. “Jogar lixo nas áreas públicas ou em espaços privados de uso comum, como condôminos, indevidamente contribui para o entupimento de bueiros e, com isso, acabamos cooperando para a ocorrência das enchentes, uma vez que entupimos os canais de escoamento das águas pluviais”, exemplifica Neres. As ocupações nos leitos dos rios coadunam para a ocorrência de alagamentos. Segundo o agente, o grande número de imóveis construídos sem planejamento nestes locais diminui a infiltração da água no solo, provocando a elevação do nível da água. 

Ainda, Joandre Neres destaca a poluição ambiental e geração de doenças ao homem provocadas pelo descarte irregular do lixo nesses locais e a incidência dos dejetos humanos na água sem o devido tratamento. Outro fator da ação humana que provoca desastres no período chuvoso é a retirada indiscriminada da vegetação específica das áreas de encosta bem como o plantio de árvores, como bananeiras, nesses locais. As raízes dessas plantas retêm a água e ficam pesadas, provocando a erosão do solo e consequentes deslizamentos. São também fatores geradores do problema, as construções irregulares e corte inadequado nessas áreas. Ainda as edificações na beira de córregos. Joandre Neres ressalta que os moradores do Bairro do Malhado devem ter cuidado redobrado. Conforme explica, o local apresenta algo grau de periculosidade emtempos de chuva, pelo fato de está acoplado em uma geomorfologia onde há muitas encostas.

Nenhum comentário: