sábado, novembro 08, 2014

Palestrante promove a cura dos males organizacionais no Base

Concorrência doentia, desavenças, conflitos, mal-entendidos, ruídos e até ausência de comunicação. Todos esses males têm solução em qualquer tipo de organização. E, segundo o administrador e especialista em recursos humanos Julio Jacobina, o remédio tem nome: Endomarketing. Foi o que ele “prescreveu” em palestra realizada durante palestra realizada na II SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – encerrada nesta sexta (7/11) no auditório do Hospital de Base de Itabuna. “Da mesma forma que endoscopia é a exploração visual do interior do corpo, Endomarketing é o marketing voltado para dentro da organização”, explicou Jacobina para a plateia formada por técnicos em enfermagem e enfermeiros presentes neste evento para o qual foi convidado pela diretoria financeira, com apoio da engenharia de segurança do trabalho no hospital. Segundo ele, de nada adianta praticar o tradicional marketing (para fora) da instituição sem antes olhar para dentro e perguntar: Segundo o palestrante, o desenvolvimento das relações internas – dentro de cada setor e entre os diferentes setores – gera um melhor relacionamento com o mercado externo. “O cliente interno trabalha mais e melhor. E o cliente externo fica mais satisfeito e fiel”, conclui. Julio Jacobina é autor de “Um Choque de Endomarketing”, livro que aborda a chegada da energia elétrica ao sul da Bahia e que relata “causos” ocorridos com eletricitários desbravadores da região. Foi desse ambiente de usina hidrelétrica – onde nasceu, cresceu e é funcionário da COELBA – que veio sua inspiração/motivação para escrever (com patrocínio da Eletrobrás) e dar palestras sobre o tema pelo Brasil. A próxima será em Teresina-PI.

Nenhum comentário: