Mesmo após as Olimpíadas, o Rio de Janeiro terá um longo caminho pela frente para acabar com seu déficit de infraestrutura de mobilidade urbana. Estudo do BNDES mostra que será necessário investir R$ 42,5 bilhões num período de 12 anos, contados a partir de 2016, para que a demanda de transporte da região metropolitana seja plenamente atendida. A maior parte do dinheiro, diz o estudo, deve ser aplicada na expansão do metrô. O banco estima que sejam necessários R$ 35 bilhões (83% do total) para construir 81,8 quilômetros de linhas, mais que duplicando a infraestrutura existente. Os 81,8 quilômetros incluem tan to metrô pesado como metrô leve, terminologia usada pelo BNDES para diferenciar a capacidade dos modais (alta e média-alta). Hoje, o Rio tem 42 quilômetros de linhas de metrô pesado e mais 16 quilômetros em obras, ligando a Zona Sul à Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e que devem ser inaugurados no ano que vem.
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