A greve dos bancários, por tempo indeterminado, começa na terça-feira (6). A responsabilidade financeira dos brasileiros, no entanto, continua. A paralisação, que acontece há 12 anos consecutivos e atinge bancos públicos e privados, não é motivo para atrasar as contas. O consumidor precisa encontrar uma alternativa. As empresas, por sua vez, têm obrigação de orientar os clientes.De modo geral, o consumidor dispõe de internet, telefone e aplicativo no celular. Há também os caixas eletrônicos e a rede 24 horas, que ficam disponíveis em supermercados, aeroportos, shoppings, lojas comerciais, conveniências e centros comerciais, além dos correspondentes bancários espalhados por todo o País.A Fundação Procon-SP lembra que as empresa credoras devem oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados. Em caso de dúvida, a saída mais sensata é entrar em contato com a empresa, solicitar a informação e documentar esse pedido, solicitando, por exemplo, o envio de um e-mail ou anotando o número de protocolo de atendimento.
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