quarta-feira, janeiro 20, 2016

Big Brother tem a pior estreia da história; mas fatura alto

O "Big Brother Brasil 16" estreou na noite de terça-feira (19) com uma das audiência mais baixas da história do reality. Segundo dados consolidados do Ibope, o primeiro dia da atração, que foi ao ar vivo das 22h24 às 23h18, registrou média de 24 pontos. Foi a mesma média da estreia da edição anterior do programa, o "BBB 15", que também registrou 24 pontos. Cada ponto equivale a 69 mil domicílios na Grande SP. Com participantes com idades de 19 a 65 anos, o "BBB" abriu a sua temporada na Globo com uma prova de resistência de dança. O jovem Ronan já surgiu nas redes sociais como um dos candidatos favoritos do público. Mas é apenas o começo. O confinamento por um longo prazo muda tudo. Mesmo com a audiência menor que em 2015, o programa conseguiu boa repercussão nas redes sociais e ficou em primeiro lugar em ibope no horário. Na mesma faixa, o SBT marcou 10 pontos e a Record, 6 pontos. Só para lembrar, o "BBB 14" estreou com média de 30 pontos. O "BBB 9" registrou em seu primeiro dia no ar 37,2 pontos de média. O "BBB 6" estreou com 44,8 pontos de audiência. Mas a Globo já faturou mais de R$ 190 milhões com o "BBB", antes mesmo da estreia. Na semana passada, a emissora vendeu a sexta e última cota de patrocínio do programa. Cada cota foi negociada no mercado por R$ 31,9 milhões, o que resulta ema um receita bruta de R$ 191,4 milhões. Além das cotas de patrocínio, que dão direito a comerciais de 30 segundos nos intervalos e nas chamadas do programa, a Globo negocia ações de merchandising e comerciais avulsos. Calcula-se que, após três meses no ar, o reality show renda à Globo mais de R$ 300 milhões, o que equivale a quase um terço de toda a receita anual do SBT de São Paulo. Isso explica em parte a longevidade do programa, que está indo para sua 16ª edição. Serão patrocinadores de Big Brother Brasil 16 a Ambev (guaraná Antarctica), a cerveja Itaipava, a Crefisa, a Unilever (Rexona), a rede de supermercados Walmart (que substitui o Carrefour) e a Fiat. Pelo menos um pacote de merchandising já foi fechado: a sala de ginástica do reality show já exibe a marca de uma rede de academias, a Smart Fit. (Keila Jimenez e Daniel Castro)

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