quinta-feira, setembro 19, 2019

Rua Paulino Vieira será transformada em calçadão

Com um planejamento para requalificar os espaços públicos, incluindo zonas centrais do município, a Prefeitura de Itabuna deu início ao projeto que visa transformar a rua Paulino Vieira num calçadão, seguindo o conceito de shopping a céu aberto. Na tarde desta quarta-feira (18), o prefeito Fernando Gomes apresentou o projeto a empresários e representantes do Sebrae, e de entidades ligadas ao comércio, como CDL e ACI. A reunião contou ainda com a presença dos secretários Valci Serpa (Segurança, Transporte e Trânsito) e Jorge Vasconcelos (Sustentabilidade Econômica e Meio Ambiente). Durante a reunião, o prefeito Fernando Gomes lembrou que foi um dos pioneiros na implementação deste tipo de projeto, com a construção do calçadão da rua Rui Barbosa, ainda na década de 70. Segundo o prefeito, o objetivo do governo municipal é intervir em toda a extensão da Paulino Vieira, num projeto que deve interligar, também, a praça Olinto Leone, que esta passando por uma revitalização. “Acredito que esta seja a opção mais viável para fortalecer o comércio naquela rua, que hoje precisa se modernizar, para oferecer melhores condições aos clientes”, comentou o prefeito, informando, em seguida, que a praça Camacan também será reformada, ganhando um novo aspecto visual. Ao apresentar detalhes do planejamento de intervenção, a arquiteta Leila Lessa esclareceu que as discussões encontram-se na fase de anteprojeto, e por isso ainda passará por adequações. Leila explicou que a pretensão com a reforma da rua é humanizar local, valorizando os aspectos históricos encontrados na rua e na praça Olinto Leone. “O objetivo deste projeto é seguir essa tendência de cidade para o pedestre, com o resgate do comércio, dando maior segurança, conforto e facilidade de acesso à população”, destacou. O presidente da CDL, Carlos Leahy, destacou a importância de revitalizar o espaço e parabenizou a iniciativa do município em requalificar o centro da cidade. “Ficamos numa boa expectativa de ver revitalizada essa artéria comercial tão importante para a economia de Itabuna, seguindo uma tendência que algumas cidades do país já estão implementando, que transforma as ruas em áreas para o trânsito de pedestre, ampliando o fluxo de pessoas, estimulando o comércio”, concluiu.

Um comentário:

Unknown disse...

Deveriam coibir tbm o uso de auto falantes, caixas de som e carros volantes de propaganda que tanto afetam os pedestres,quanto os lojistas e os vendedores; sem esse infortúnio,a comunicação entre o vendedor e o comprador seria outra; A hora das compras deve ser um momento de descontração e não de atordoamento,de estresse.
Na europa não se faz propaganda nas ruas nem em época de política.Usa-se os meios de comunicação e a face a face(candidato x eleitor).