quarta-feira, janeiro 13, 2021

Morre o professor e radialista Odilon Pinto, aos 72 anos

Com muito pesar a RBN comunica o falecimento do professor, radialista e ex-ceplaqueano Odilon Pinto, aos 72 anos. A causa da morte foi complicação com diabetes que se agravou nos últimos dias. O velório acontece no SAF e o sepultamento será às 11 horas desta quinta-feira (14). Formado em Letras, doutor em Linguística, Odilon lecionou em escolas públicas e faculdades de Itabuna, além da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O programa De Fazenda em Fazenda foi um marco de Odilon na rádio Jornal de Itabuna. Com Biro-Biro (operador) dividia a atração que contava ainda com o cordelista Minelvino e os personagens Véi Porfírio e João Grilo. Daí surgiu o Forró do Mata o Véi, show apresentado em várias cidades da região sempre nos finais de semana. Odilon também levava às lágrimas a ouvintes do campo e da cidade, com o quadro Vida na Roça, que faz parte da vida de muitos grapiúnas. Ele escreveu diversos livros e colunas no Diário Bahia (Coisas da Vida e Usos do Português). Ainda hoje o programa é apresentado na mesma emissora pelo filho dele, Rivamar Mesquita (veja mensagem abaixo. Na foto: Marcos (filho), Odilon e Rivamar (filho)). Nossos sentimentos a família do valoroso profissional. "A vida passa... ditado certo e simples de falar, porém, difícil de aceitar quando perdemos pessoas especiais que fazem parte do passado, presente e contribuíram para nosso futuro. Ele se foi, foi para eternidade, mais deixou seu legado para milhares de alunos, colegas, ouvintes, conhecidos e desconhecidos, amigos e familiares. Como filho, aprendi muito com ele, aprendi o bastante para me tornar o homem que sou hoje. E com alegria tenho a certeza que ele se foi com o orgulho no peito de dizer, "esse é o meu filho". Assim como levarei até o fim da minha vida a honra de dizer "Odilon Pinto foi o meu pai". Adeus meu velho guerreiro, meu grande professor. Obrigado por tudo que fez e que tentou e não conseguiu fazer. Saudades sempre do seu eterno filho. Rivamar Mesquita".
Marcos (filho), Odilon e Rivamar (filho)


9 comentários:

Anônimo disse...

E o pai Ribamar ???

Anônimo disse...

E o pai Ribamar ?????

Adriana Dias disse...

Muito triste! Grande mestre e professor! Levarei para sempre os ensinamentos que ele me ensinou na Universidade. Os livros dele? Maravilhosos! Seus textos em colunas de jornais? Reflexivos! Marcou história no Rádio e na Educação. Cresci ouvindo o seu programa porque meus pais não perdiam um dia se quer o seu programa. Deus console os familiares e amigos.

Unknown disse...

Eu era criança quando ouvia suas cartas de madrugada, ouvia atenta a cada fala quanta saudades eu sinto daquela época 😔 valeu Seu Odilon que Deus na sua infinita misericórdia lhe conceda um bom lugar ao lado dele suas cartas jamais será esquecidas por nós!

Thiara Souza disse...

Que Deus conforte toda a família!
Professor Odilon, foi meu professor no ensino médio, aprendi português brincando... Não me esquecerei.

Unknown disse...

Foi meu professor, um dia ele me disse sorrindo, cresça e apareça, um ótimo mestre.

Anônimo disse...

Será? Vou ouvir ribamar amanhã na Jornal.

Allana Aparecida da Silva Magalhães Campos disse...

Que triste notícia. Conheci o professor quando eu lecionava em uma Escola Municipal daqui de Itabuna, em uma de suas palestras para as mães. Quanta sapiência e cuidado nas palavras. Ele sim, sabia como tocar os corações. Dali em diante, me tornei sua fã. Certamente que o céu está em festa com a sua chegada. Deus cuide dos seus que ficaram na saudade. Ribamar, meu amigo, soube agora que era seu pai, meus sentimentos sinceros, mas força pra continuar o lindo legado de amor mas mensagens... Nós precisamos. Beijo da sua amiga Allana Aparecida da Silva Magalhães Campos

ericobenevidessportblog disse...

Salve Deus , tive a honra , alegria de conhecer e participar de alguns programas de Odilon Pinto . Comentarista Esportivo da Rádio Jornal de Itabuna e também participar da sua campanha política , quando candidato a Deputado Estadual.Só me enriqueceu e como , Odilon , ele nos mostrava como se podia ser inteligente , com simplicidade humildade e muita alegria,obrigado . Nós deixou um grande legado , uma riqueza de ensinamentos , que vamos levar como você para a eternidade . Que nosso Pai Maior o conduza ao mundo de Luz , e leve conforto a seus familiares , seus amigos do Forró do Mata o Véio , os esperam no seu novo endereço , No Céu , pertinho de Deus.