quinta-feira, janeiro 07, 2021

Mulher vai comandar a Guarda Civil Municipal

Uma mulher vai comandar a Guarda Civil Municipal (GCM) pela primeira vez na história. Por meio da Portaria nº 9.434, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), designou a guarda-civil municipal Roseane Santos Silva comandante da instituição subordinada à Secretaria da Segurança e Ordem Pública. Para subcomandante, pela Portaria nº 9.437, foi nomeado o servidor Inácio Pereira do Nascimento. Para a secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara Teixeira, com a nomeação da comandante, o prefeito Augusto Castro dá exemplo de que a mudança consagrada nas urnas ano passado começa para valer. “Fiquei feliz de o prefeito ter aceitado nossa indicação para o cargo. Abrem-se mais oportunidades para que as mulheres demonstrem seu profissionalismo e capacidade e contribuam com as transformações que a população deseja”, afirma. Mariana recorda que na sua primeira passagem pela Administração municipal foi responsável pelos avanços da Guarda Civil Municipal, tendo destacado a regulamentação do porte de arma, implantação de cursos de formação e capacitação profissional e a adesão a programas do Governo Federal como “Crack é Possível Vencer”, que contribuiu com a doação de equipamentos, incluindo um micro-ônibus dotado de câmaras de videomonitoramento e tecnologia de ponta. A nova comandante tem 12 anos de atuação na GCM, onde ingressou por meio de concurso público, é bacharela em Serviço Social, casada e tem uma filha. Dentre os projetos que deseja estão a ampliação do Setor de Atendimento Psicossocial para o acompanhamento aos guardas-civis municipais e demais servidores da unidade, terapia e melhoria das condições de trabalho. Também pretende fortalecer a Ronda Maria da Penha, incluindo entre suas atividades a realização de palestras nas escolas para a prevenção da violência contra a mulher entre crianças e adolescentes. Na formação profissional, a comandante disse que vai buscar efetivar a lei que regulamentou a atividade dos guardas-civis municipais e lutar pela criação do Regulamento Interno da GCM. Na questão operacional, a comandante Roseane Silva vai reforçar as ações de Patrulha do Som e a fiscalização de feiras livres da cidade, patrimônio público. Criada pela Lei nº 1.448 de 3 de maio de 1989, com efetivo inicial previsto em 250 prepostos, a Guarda Civil Municipal de Itabuna sucedeu à Polícia Administrativa. Atualmente, tem efetivo de 208 homens e 47 mulheres que se dedicam à proteção do patrimônio público e cooperam com a Polícia Militar e Polícia Civil da Bahia nos esforços para a segurança pública.

4 comentários:

Anônimo disse...

Mariana Alcântara está hiper, ultra, mega entrosado com Alcântara Pelegrino, desculpa Peri, mas perdeu.

Anônimo disse...

Tiraram das mão do alcoólatra é peidão do Ricardo Delmontes kkkkkkk , o cara só vivia bêbado, mas também ninguém nesse governo tinha competência..

Anônimo disse...

Tiraram das mão do alcoólatra é peidão do Ricardo Delmontes kkkkkkk , o cara só vivia bêbado, mas também ninguém nesse governo tinha competência....

Anônimo disse...

GCM é pra tomar conta dos órgãos públicos, ajuda a polícia também