segunda-feira, setembro 27, 2021

Hospital Manoel Novaes implanta protocolo de cirurgia segura

O Hospital Manoel Novaes (HMN) acaba de implantar o Protocolo de Cirurgia Segura, que tem como base a lista de verificação desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e usada por hospitais de referência no Brasil. O novo checklist cirúrgico visa reduzir o risco de eventos adversos durante cirurgias e partos, além de viabilizar o nascimento seguro na única unidade materno-infantil em Itabuna. O Protocolo de Cirurgia Segura, conforme a diretora técnica do HMN, a médica Fabiane Chávez, deveria ser implantado ano passado, mas o surgimento do novo coronavírus adiou os planos. Ela destaca os ganhos com o protocolo. “O checklist para reduzir a possibilidade de danos ao paciente faz parte dos seis pilares da Segurança do Paciente, e traz ainda mais tranquilidade para os profissionais envolvidos nos procedimentos cirúrgicos”. As seis metas da Segurança do Paciente são: identificar o paciente corretamente, melhorar a eficácia da comunicação, melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância, assegurar cirurgias com local de intervenção correto, reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde e diminuir o risco de danos ao paciente, decorrente de quedas. A diretora técnica da unidade avalia que, com o Protocolo de Cirurgia Segura, os processos são revisados detalhadamente antes da indução anestésica, da incisão cirúrgica e logo depois que o paciente passa pelo procedimento. Durante o processo de conferência, um único profissional conduz a checagem e confirma se a equipe completou suas tarefas, antes de prosseguir.

2 comentários:

Anônimo disse...

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia, fez uma festa na casa dela no Parque São João que incomodou muito a vizinhança, é inadmissível uma postura dessas, em pleno domingo dia de descanso e o som nas alturas o dia todo.

Anônimo disse...

Moro no andar de cima e tive que sair de casa, tenho 2 filhos, um de 2 anos que ficou sem conseguir dormir. O som estava tremendo toda casa, chamamos a patrulha do som mas como era festa da secretária Lívia, e com presença da primeira dama Andrea, ninguém apareceu.