terça-feira, janeiro 18, 2022

Veja o calendário de vacinação em Itabuna

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Frio do Departamento de Vigilância em Saúde, divulga o calendário de vacinação nesta semana em Itabuna. Para a vacinação  contra o Covid-19, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, a primeira, segunda e terceira dose será aplicada a partir desta terça-feira até a quinta-feira, dia 20, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas. Para a primeira dose, o público são crianças maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência. Para a segunda dose, nos turnos matutino e vespertino, o público são pessoas que estão com data de retorno até o dia 21 de janeiro para uso das vacinas das Coronavac Oxford e Pfizer. Vale destacar que está liberado para todos, a antecipação da 2ª dose Pfizer para 60 dias. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e cartão com registro da primeira dose. Na quarta-feira, dia, haverá ação de segunda dose para pessoas maiores de 18 anos que estão em atraso no esquema vacinal. E também, para adolescentes de 12 a 17 anos que já tenham recebido a primeira dose da vacina Pfizer até 21/11. A ação será na UniFTC das 17 às 20 horas. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro da primeira dose e comprovante de residência. 
TERCEIRA DOSE E DOSE DE REFORÇO JANSSEN 
Para a terceira dose nas Unidades Básicas e de Saúde da Família de terça até a quinta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de 4 meses (a partir da data da segunda dose). Na quarta-feira, haverá terceira dose para pessoas maiores de 18 anos e que tenham concluído o esquema vacinal  há 4 meses (a partir da data da segunda dose). Além disso,  na ação, haverá também dose de reforço da Janssen: pessoas maiores de 18 anos que tenham tomado a vacina da Janssen (primeira dose/dose única) dentro do intervalo 2 a 6 meses. A ação será na UniFTC, das 17 às 20 horas, e a documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, cartão de vacina com o registro da última dose. O atendimento é por ordem de chegada. 

VACINAÇÃO PARA PESSOAS AFETADAS PELA CHUVA  (ABRIGO UFSB)
Nesta terça-feira, haverá vacinação pela Rede de Frio para pessoas afetadas pelas  enchentes e chuvas que estão abrigadas na Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB. A vacinação seletiva ( Covid-19, Influenza, Tétano e Hepatite A) visa imunizar contra doenças de síndrome gripal, e também, contra doenças de exposição às águas contaminadas. A ação será das 8 às 12 horas e a documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal,  se disponível, (a equipe irá orientar àqueles que não disporem de alguma das documentações).

VACINAÇÃO PARA PESSOAS AFETADAS PELA CHUVA  (ABRIGO DO COLÉGIO CISO)
Ainda nesta terça-feira,  haverá vacinação pela Rede de Frio para pessoas afetadas pelas enchentes e chuvas que estão abrigadas no Colégio CISO no bairro de Fátima. A vacinação seletiva (Covid-19, Influenza, Tétano e Hhepatite A) visa imunizar contra doenças de síndrome gripal, e também, contra doenças de exposição às aguas contaminadas. A ação será das 14 às 16 horas e a documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacina com o registro vacinal,  se disponível, (a equipe irá orientar àqueles que não disporem de alguma das documentações).

VACINAÇÃO INFANTIL 
A partir desta semana, seguindo determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia - SESAB, a Secretaria Municipal de Saúde iniciará a aplicação de vacinas contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. Mediante repasse de doses enviadas pela SESAB nesta segunda-feira, e seguindo as orientações e ressalvas pontuadas pelos órgãos de saúde, a vacinação infantil é realizada primeiramente para crianças com comorbidades e/ou deficiência permanente. A vacina é a Pfizer Pediátrica, uma vacina específica para a faixa etária. Na quinta-feira,  das 16 às 20 horas, e na sexta-feira,dia 21, das 10 às 16 horas serão imunizadas 400 crianças com comorbidade e/ou necessidade especial, sendo 200 na quinta e 200 na sexta. A documentação necessária é o RG, CPF ou Cartão SUS, comprovante de residência, cartão de vacina, relatório médico (até 6 meses) com CID atestando a comorbidade/deficiência.  Algumas ressalvas precisam ser seguidas na imunização deste grupo como: a apresentação do cartão de vacina da criança, apresentação do relatório médico que ficará retido; A criança deverá ser acompanhada pelos pais ou responsáveis (no caso de ser o responsável, o mesmo deverá levar uma cópia do documento (do pai ou da mãe). Além disso, os pais ou responsaveis deverão apresentar documento pessoal com foto; a criança não pode ter sido imunizada com qualquer outra vacina nos 15 dias anteriores. As doenças que são consideradas comorbidades são: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Doenças Cardiovasculares; Doenças cerebrovasculares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática.Já as deficiências permanentes consideradas prioridades são a Auditiva, visual, intelectual e física.

Nenhum comentário: