Quantas pessoas sofrem quando recebem um convite para falar em público? Algumas já sentem o coração disparar, as mãos tremem e suam bastante no receber do convite. A pessoa se sente um Davi diante do seu Golias, o medo. Vale ressaltar que os grandes mestres da fala, palestrantes renomados e com larga experiência ainda sentem aquele friozinho na barriga ao falar para um novo público, conteúdo diferente ou local distinto do seu cotidiano, então, bem-vindo ao mundo dos normais! Entretanto, assim como Davi venceu Golias, você também pode dominar este sentimento. Sendo o medo uma das emoções primárias, não deixará de existir completamente, mas pode ser domado com três estratégias que trazemos a seguir:
• Compreender que, assim como as outras quatro emoções primárias, o medo quer nos trazer uma mensagem. Precisamos entender o que ele quer nos dizer e conversar com esta emoção! Muitas vezes a mensagem é: VOCÊ PRECISA SE PREPARAR MAIS, estudar mais o conteúdo e, verdadeiramente, se tornar autoridade naquela área sobre a qual deseja falar, porque 50% de uma boa apresentação é domínio do conteúdo, sendo assim, se estou munido de conhecimento, já domei 50% do ‘meu Golias’.
• Ter em mente, de uma vez por todas, que FALAR EM PÚBLICO NÃO É SOBRE VOCÊ.
Toda vez que formos falar em público e nos preocuparmos primeiro conosco em aspectos como: qual roupa irei vestir, como serei recepcionado, será que pega bem, para mim, falar isso ou aquilo, ficaremos nervosos e travados, pois o foco estará em nós. Todavia, quando entendemos que falar em público é gerar valor na vida do outro, falar o que é importante para a audiência, seremos mais destravados, tranquilos e serenos, ao passo que teremos uma plateia satisfeita.
• Entender que o desenvolvimento é contínuo
“Somos o que repetidamente fazemos”, disse Aristóteles. Ou seja, é treinar muito, ensaiar no espelho, colocar os familiares como audiência, aceitar os convites que nos são feitos para falar em público e, como propõe Cortella, “fazer o melhor possível com o que temos hoje, enquanto não conseguimos fazer melhor ainda”.
Kelly Dourado é Escritora e Palestrante, autora dos livros: ORATORIA – Arte de Falar, Convencer e Encantar, Os Principais Equívocos da Fala e do Projeto/Livro Mulheres que Protagonizam a sua História, com duas edições lançadas e terceira e quarta edições em construção. A escritora é graduada em Administração de Empresas e Pedagogia, Especialista em Gestão de Pessoas, Gestão de Negócios, Docência do Ensino Superior, MBA em Coaching e Psicopedagogia. Locutora/Apresentadora com DRT 6734, Kelly atua, também, como Coache e Mentora em Oratória.
Contatos:
• 71 99161-6958 - WhatsApp
• @kellydourado_prof - Instagram
Nenhum comentário:
Postar um comentário