FALE CONOSCO

FALE CONOSCO

APOIO

22 março 2025

Polícia desocupa fazendas e prende 10



Uma força tarefa envolvendo as polícias civil e militar executou a Operação Pacificar nesta quinta-feira, em Prado, no extremo-sul da Bahia, contra invasões de terras. Os marginais, vestidos de índios ou de sem terra, fizeram várias invasões na região, sempre fortemente armados e com violência.

Os cerca de 150 policiais prenderam mais de 10 pessoas, incluindo supostos indígenas, com quem foi encontrado um armamento pesado, incluindo fuzis. submetralhadoras e escopeta. A operação cumpriu 12 mandados de prisão e sete de busca e apreensão nas fazendas invadidas.

Durante o confronto, um policial civil foi baleado no abdomen, mas estava usando um colete à prova de balas e apenas ficou com um grande hematoma, sem sangramento. O tiro partiu de um dos invasores, que também foi preso. A onda de invasões têm por trás lideranças do MST e de supostos indígenas e atingiu 81 fazendas.

Eles alegam, ora que a fazenda é improdutiva, ora que estão retomando "territórios indígenas ancestrais", mas as alegações são falsas. Quando invadem, eles chegam atirando, ameaçam trabalhadores e donos das fazendas, saqueiam a produção e os bens pessoais, além de manter pessoas em cárcere privado.

Alguns invasores fantasiados de indígenas bloquearam uma das estradas com galhos de árvores e ameaçaram os policiais, mas fugiram em debandada depois do primeiro tiro. Todos foram presos. É a primeira vez, desde o governo Wagner, em 2007, que o estado manda desocupar uma área invadida.


Nenhum comentário: