terça-feira, abril 28, 2009
Saúde define calendário para marcação de exames
Com o objetivo de eliminar a formação de filas para marcação de consultas e de exames laboratoriais, de imagem e de referência, como oftalmologia e otorrinolaringologia, a diretora do Departamento de Controle, Avaliação e Regulação da Secretaria da Saúde de Itabuna, Roberta Fulgêncio, elaborou um calendário de atendimento na Central de Regulação e na maioria das unidades da rede municipal. Ela também vem negociando com a Secretaria da Saúde do Estado o aumento de cotas para exames básicos a partir de um levantamento das demandas da população não atendida, que inclui a utilização da cota dos serviços da Santa Casa da Misericórdia e Hospital de Base.
O calendário prevê que no início da próxima semana, dias 4, 5 e 6 (segunda, terça e quarta-feira), serão atendidas apenas solicitações de exames laboratoriais através da rede de postos de saúde e da própria central de regulação. Para melhorar o atendimento aos usuários do serviço, a Secretaria Municipal da Saúde vai utilizar uma rede própria de informático, seguindo o aplicativo da gestão plena da saúde, que oferece melhor acessibilidade em relação ao sistema da Sesab.
Nesse período (4, 5 e 6) também serão liberados exames de imagem como raio-X, ultrassonografia, ecocardiograma (ECG), eletrocardiograma (EEG), endoscopia e colonoscopia. A programação continua na quinta-feira, dia 7, com a liberação de exames de oftalmologia e otorrinolaringologia, ficando para sexta-feira, dia 8, a autorização das cotas de consultas especializadas.
Atendimento nos bairros
Roberta Fulgêncio explica que para os exames de alta complexidade, o fluxo de solicitações continua normal com a marcação diária de exames e procedimentos de acordo com a demanda. Ela destaca ainda, que os ajustes realizados agora foram avaliados em conjunto com técnicos da Secretaria da Saúde, que com o objetivo de evitar filas também facilita a solicitação dos exames através dos postos médicos e serviços da rede municipal.
O ideal é que as pessoas procurem as unidades de saúde mais próximas da sua casa, evitando gastos com transporte e a sobrecarga no atendimento da Central de Regulação. A diretora da Central de Regulação recomenda ainda para as pessoas que não consigam ser atendidas, que entreguem nos postos médicos ou na Central de Regulação uma xerox dos pedidos de exames solicitados, o que servirá para negociar posteriormente o pedido de aumento das cotas junto à Sesab.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário