O Ministério da Educação (MEC) divulgou um balanço sobre a adesão das 55 universidades federais ao novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme o levantamento, ao menos, 30 universidades já decidiram adotar o Enem como fase única ou primeira fase do processo seletivo.
O chamado Comitê de Governança do exame definiu o prazo de três anos para a consolidação do processo de seleção unificada.
São quatro as possibilidades de se utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.
Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará em cada curso.
Confira as universidades que aderiram ao novo Enem na Bahia:
1. Universidade Federal do Vale do São Francisco. Adotará o Enem
em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009. 50% das vagas serão reservadas para estudantes de escolas públicas
2. Universidade Federal da Bahia. Adotará fase única para os 4 cursos de bacharelado interdisciplinar e o curso superior de tecnologia. Está em discussão o preenchimento de vagas remanescentes
3. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Em fase de decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário