segunda-feira, junho 01, 2009

Laudo recomenda retirada de barracas no canal do São Caetano


O Prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, esteve nesta segunda-feira (1º), na Feira do São Caetano, para avaliar a extensão dos prejuízos causados pelo desabamento da laje que cobre o canal e providenciar as medidas necessárias para apoiar os feirantes. Capitão Azevedo ressaltou que a primeira medida de precaução é a retirada de todas as mercadorias e feirantes, com a paralisação temporária dos trabalhos naquele local enquanto são aguardadas a divulgação de alternativas. “Estou solicitando uma avaliação técnica e todas as providências serão tomadas com o intuito de garantir a integridade física das pessoas e proteção dos patrimônios dos comerciantes” afirma o prefeito.
Após a vistoria realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), os feirantes, proprietários de barracas localizadas na cobertura do canal do São Caetano foram orientados a retirar pessoas e materiais da área, já que há risco iminente de novo desabamento. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando Vita, a notificação foi realizada pela Secretaria de Agricultura, que solicitou a desocupação da área, para posteriores avaliações. Mesmo com o desabamento ocorrido no sábado (30), alguns feirantes ainda insistiam em permanecer no local.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano informou que o prefeito solicitou à Procuradoria Geral do Município a abertura de sindicância para apurar a causa e a responsabilidade pelo incidente. Ele ainda observou que havia uma sobrecarga no local que pode ter provocado o rompimento das vigas. Segundo o secretário da Agricultura, Antônio Marcelino, estão sendo estudadas a adoção de medidas que viabilizem, o mais rápido possível, a manutenção dos feirantes em atividade naquele local.
Ainda nesta terça-feira (2), uma máquina escavadeira inicia a limpeza do canal, a partir da rótula do bairro Pedro Jerônimo, enquanto continuam a retirada dos materiais. Também será realizada a perícia técnica em toda a área coberta do canal do São Caetano.

Nenhum comentário: