quinta-feira, julho 30, 2009

Ilhéus é contemplada com projeto pioneiro de incentivo á leitura


O município de Ilhéus está entre dez cidades do Brasil que integram uma iniciativa pioneira de incentivo à prática de leitura com alunos do ensino infantil. É o Projeto Encontros de Leitura – uma ação desenvolvida pela Natura Cosméticos em parceria com o Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CEDAC), e que em Ilhéus conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Contribuir para a ampliação do universo cultural de professores e alunos de Educação Infantil através da leitura, proporcionar a reflexão sobre diversos livros e criar orientações para práticas de leitura dentro e fora das salas de aula são os focos principais dessa ação.
Para dar início aos Encontros de Leitura em Ilhéus, diretores e coordenadores pedagógicos participaram na tarde da última terça-feira (28) da abertura dos trabalhos com a presença da psicóloga Karina Rizek Lopes – que atuará como formadora do projeto, coordenando as atividades que estarão divididas em módulos e terão duração total de dois anos, e também uma representante da Natura Cosméticos, que esteve presente no início da formação dos professores, que aconteceu a partir das 8 da manhã desta quinta-feira (30) no auditório da Justiça Federal, centro da cidade.
O projeto integra o programa Crer pra Ver – iniciado pela Natura em 1995 – e consiste numa série de atividades que serão desenvolvidas com todos os integrantes do ensino infantil do município e estarão divididas em seis módulos de 96 horas no total. De acordo com a formadora Karina Rizek, cada encontro terá como linha principal a discussão sobre as situações da leitura para os alunos. “Nosso objetivo é qualificar e quantificar a prática da leitura tanto para o aluno quanto para o professor”. E, para estimular essa prática em Ilhéus, quatorze escolas municipais de ensino infantil de Ilhéus vão receber três kits com obras de autores nacionais e clássicos traduzidos.
Além do kit que será disponibilizado para cada escola contendo cinqüenta livros, as escolas também terão acesso a um kit circulante, com vinte e dois títulos literários que estarão à disposição na secretaria municipal e mais um kit voltada para a leitura adulta voltada para os professores, coordenadores e diretores.

Nenhum comentário: