quinta-feira, julho 30, 2009

Prefeitura de Ilhéus continua melhorando a qualidade de vida da população interiorana


A população de Serrado, distrito localizado há cerca de 40 quilômetros da sede de Ilhéus, está sendo beneficiada por uma série de melhorias, incluindo as áreas de infraestrutura, transportes, saúde e educação. O conjunto de ações implementado na localidade é parte dos esforços do governo municipal para dotar a zona rural de serviços e equipamentos capazes de melhorar a qualidade de vida da comunidade interiorana.
Durante visita ao Serrado no mês de maio, o prefeito Newton Lima, acompanhado do secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Isidoro Lavigne, conversou com a população local e ouviu suas principais reivindicações, determinando, em seguida, a realização de várias intervenções de grande importância. Entre elas, o encascalhamento de 11 quilômetros de estrada, no trecho entre Serrado a Japu, e a criação de uma linha regular de ônibus, viabilizada após entendimentos com uma empresa da cidade. “Há mais de 14 anos, não tínhamos transporte coletivo para Ilhéus. A população tinha que pegar um ônibus para Itabuna e, de lá, seguir para a sede do município”, explica o administrador de Serrado, Esley Avilez da Silva (Dizo do Serrado), acrescentando que “antes, quem queria ir para Ilhéus gastava R$ 15,20. Agora, gasta apenas R$ 3,80”.
Outro beneficiamento de grande importância para o dia-a-dia da população de Japu foi a construção de um sistema de captação de água, incluindo a edificação de um poço, a aquisição de uma bomba e a instalação de uma caixa de 10 mil litros. “As pessoas pegavam água num rio que fica a cerca de 3 quilômetros de Vila do Serrado, fazendo o transporte em animais ou, até mesmo, na própria cabeça”, afirma Dizo.

Prefeitura de Ilhéus inicia reforma nas sedes do PETI
A secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos está promovendo a reforma de vários núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A primeira dessas reformas está acontecendo no distrito de Sambaituba. Solicitadas pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e acompanhadas pelo secretário de Assistência Social do município, Augusto César Macedo e pela coordenadora do PETI, Leli Guimarães, as obras estão sendo realizadas de maneira rápida para que as crianças atendidas não tenham suas atividades prejudicadas.
O PETI tem como objetivo principal atender crianças e adolescentes menores de 16 anos e que se encontram em situação de trabalho e violação de direitos. Através de transferência de renda para a família, atividades que mantêm as crianças nos núcleos em turno oposto ao escolar e ações socioassitenciais de prevenção e manutenção dos laços familiares, o programa contribui para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no País. Para a monitora do PETI, em Sambaituba, Lucimara Lopes, “a reforma estimula as crianças a freqüentarem os núcleos, pois elas cobravam muito para que o ambiente fosse melhorado”.

Nenhum comentário: