segunda-feira, julho 27, 2009

Multiarte teve 40 horas de dança, música e teatro


Depois de seis dias de intensa atividade cultural no Centro de Cultura Adonias Filho, foi encerrada no último domingo (26) o IV Festival Multiarte Firmino Rocha, que contou com um público estimado em mais de 5 mil pessoas nas 40 horas de espetáculo, distribuídas na extensa programação. Promovido pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, o evento fez parte das comemorações do 99º aniversário do município e foi realizado em parceria com empresas da iniciativa privada.
Além de Itabuna, a edição 2009 do Multiarte contou com participantes de Itambé, Vitória da Conquista, Ilhéus, Uruçuca, Itajuípe, Barra do Choçá, Ubatã, Barra do Rocha, Buerarema, Salvador, Itororó e Coaraci, tendo sido selecionados 90 grupos que atuaram nas três modalidades artísticas concorrentes: dança clássica e contemporânea, música e teatro. Comissões julgadoras de notório conhecimento nas áreas artísticas envolvidas no festival selecionaram 31 dentre grupos e artistas para as premiações em dinheiro, troféu confeccionado pelo artista plástico Carlos Albérico e menção honrosa. Os dois primeiros colocados receberam R$ 1.000 e R$ 500, já os candidatos que não foram premiados vão receber certificado de participação.
Este ano, o festival contou também com apresentações de dançarinos de Minas Gerais e Rio de Janeiro, que não concorreram, mas contribuiram para abrilhantar ainda mais o evento. Além da participação da bailarina Rita Brandi do Ballet do Teatro Castro Alves que atuou na produção de palco do Multiarte. O cenário teve a criação de Elaine Bela Vista e a comissão de julgadora da modalidade teatro foi composta por Alan Miranda, ator, diretor e roteirista; Nilson Mendes, ator, diretor e dramaturgo e Sônia Leite, diretora teatral e atriz.
A assessora de Marketing Cultural, Eva Lima, que coordenou o festival pela primeira vez, observou o resultado positivo do evento com participação de 650 artistas que circularam no palco grapiúna. “Trabalhamos muito e percebemos o retorno a cada dia com o entusiasmo e a aprovação dos artistas e do público. Essa foi a forma que tivemos para presentar Itabuna” ressaltou Eva.

Premiações
Modalidade Música - Banda
1º lugar – Maíra Guedes e Dois Mais Um (Itabuna)
2º lugar – Improviso Nordestino (Ilhéus)
Modalidade Música – Solo e instrumentais
Melhor intérprete masculino (Solo) – Mither Amorim (Itabuna)
Melhor intérprete feminino (Solo) – Potira Castro (Ilhéus)
Destaque do júri (Melhor instrumentista) – Nadson Nascimento (Baterista da Banda Raiz Cultural de Ilhéus)

Modalidade Teatro - Drama
1º lugar – Companhia de Teatro Carrossel (Vitória da Conquista) Espetáculo: Henriqueta Direção: Samene Santana, Fausto Soares e Li Martins
2º lugar – Teatro Total (Ilhéus) Espetáculo: Cangaço Direção: Pawlo Cidade
Teatro Infantil
1º lugar – Companhia Boi da Cara Preta (Ilhéus) Espetáculo: O auto do Boi da Cara Preta Direção: Tânia Barbosa
2º lugar – Teatro de Experiência Grapiúna (TEG) Espetáculo: As lavadeiras Direção: Marcos Nô
Teatro - Comédia
1º lugar – Grupo os aristocratas (Itabuna) Espetáculo: É tudo nosso?! Direção: Pedro Alburqueque e

Diego Pinheiro
2º lugar – O Grupo (Itabuna) Espetáculo: Um pouco de Nelson e outro tanto de Wandick Direção: Gildon Oliveira e Adrian Greyce
Melhor ator – Jornando Prereira Silva (Barra do Choça)
Melhor atriz – Emanuele Moura (Vitória da Conquista)
Destaque do júri – Espetáculo Cultura: Morte ou Vida / Direção: Murilo Macedo (Barra do Choça)
Menção Honrosa
Grupo Artes Cênicas (Itambé)
Atriz (infantil): Laura Pedroso

Itabuna amplia sistema de videomonitoramento
Como parte dos eventos programados para os 99 anos de emancipação política e administrativa de Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo inaugurou, na sexta-feira (25), a sede da 3º Companhia uma unidade do 15º Batalhão da Polícia Militar, no Centro Comercial de Itabuna.
A unidade é equipada com uma central de videomonitoramento que começa a operar com quatro câmeras distribuídas na avenida José Soares Pinheiro, Estação Rodoviária, CCI e áreas adjacentes.
A obra foi viabilizada graças a uma parceria entre a Prefeitura, Polícia Militar, Associaçao Comercial de Itabuna e Câmara de Diretores Logistas, com a arrecadação de recursos de empresários.
Para o prefeito Capitão Azevedo, a obra marca uma conquista da segurança pública e amplia a ação da Polícia Militar, que tem a missão de atuar na prevenção do crime e da violência uma atividade difícil de quantificar.

Nenhum comentário: