quinta-feira, setembro 17, 2009

Batida de Nelsinho pode ter mudado rumos do Mundial

Episódio da mangueira com Massa foi no safety car da armação

Em Cingapura, mangueira ficou presa e Massa perdeu a chance de marcar um ponto que decidiria o campeonato (Crédito: Arquivo)

Em Cingapura, mangueira ficou presa e Massa perdeu a chance de marcar um ponto que decidiria o campeonato (Crédito: Arquivo)

LANCEPRESS!

O acidente proposital de Nelsinho Piquet no Grande Prêmio de Cingapura do ano passado pode ter mudado o destino do campeonato vencido por Lewis Hamilton. Isso porque, com entrada do safety car, todos os pilotos, exceto o beneficiado Fernando Alonso, entraram nos boxes e Felipe Massa, que liderava a prova, perdeu a chance de vencer quando um mecânico liberou a saída do brasileiro antes do tempo e a mangueira de abastecimento ficou presa, causando uma grande perda de tempo.

Caso tivesse terminado na zona de pontuação nas ruas de Cingapura, Felipe teria sido campeão. Com um mísero oitavo lugar, chegaria aos 98 pontos somados pelo inglês da McLaren e conquistaria o título por ter conseguido mais vitórias (seis contra cinco).

POR QUE MASSA FOI PREJUDICADO

1 - Massa estava abrindo cerca de meio segundo por volta sobre Hamilton. Quando Nelsinho bateu e o safety car entrou na pista, já estava cinco segundos à frente do inglês, que sofria a pressão do terceiro colocado Kimi Raikkonen. Sem o safety car, tendia a abrir ainda mais dos seus perseguidores.

2 - Fazendo o pit stop em outro momento da prova, com a vantagem que já tinha, o pit stop poderia ter sido feito de forma mais cautelosa e o mecânico que apertou erradamente o "pirulito eletrônico" poderia ter agido com mais calma. Mesmo se a parada fosse mais lenta, mas sem a mangueira ter ficado presa, Felipe provavelmente terminaria a prova na zona de pontuação.

3 - Sem o incidente, Felipe não teria voltado do pit stop atrás de todo mundo, ficando preso atrás de todos os carros mais lentos.


EM QUE HAMILTON FOI BENEFICIADO

1 - Com a entrada do safety car, o inglês colou em Felipe Massa, tirando toda a vantagem que o brasileiro havia conseguido, mesmo antes do erro da Ferrari nos boxes.

2 - Como a McLaren não errou no pit stop, Hamilton voltou em oitavo após o pit stop, com menos problemas do que o brasileiro para se recuperar na prova, em que terminou na terceira posição.

POR QUE NADA MUDARIA NO CAMPEONATO

1 - A corrida estava sendo disputada em um circuito de rua e outras bandeiras amarelas poderiam acontecer, como de fato ocorreram, e Massa poderia ter a estratégia comprometida a qualquer momento.

2 - Em que pese o fato de ter tido a corrida prejudicada, o próprio Massa chegou a bater, já na parte final da prova, quando andava nas últimas posições.


O LANCENET! consultou especialistas para analisar se o safety car causado por Nelsinho Piquet mudou o rumo do Mundial.


Flavio Gomes - Colunista do L!
"É uma forçação de barra. A batida prejudicou não só o Massa, como outros pilotos. Mesmo se o Felipe tivesse parado em outra hora, não dá para dizer o que teria acontecido. Quando um brasileiro perde, tentam sempre arrumar um culpado".


Fred Sabino - Editor de Motor do L!
"É evidente que a dinâmica da corrida teria sido bem diferente sem a entrada do safety car e o Massa até poderia ter conseguido pontuar, mas de qualquer forma é difícil prever o que poderia ter acontecido, pois uma falha seria possível em qualquer circunstância".

Nenhum comentário: