quinta-feira, outubro 29, 2009

Firefox ganhou 30 milhões de usuários em oito semanas, diz Mozilla



RIO - O Firefox ganhou cerca de 30 milhões de usuários mensais nas últimas oito semanas, segundo dados da Mozilla revelados pela ZDNet nesta quarta-feira. De acordo com a Net Applications, no final de setembro o Internet Explorer tinha 65% do mercado de navegadores em todo o mundo, uma queda em relação aos 70% no mesmo mês de 2008. Já o Firefox cresceu de 21,21% para 23,75%.
- O Firefox checa por novas versões a cada 24 horas e, quando faz essa checagem, entra em contato com o servidor da Mozilla. Nós contamos quantas vezes esse contato acontece - explica Tristan Nitot, presidente da Mozilla Europa, em entrevista à ZDNet.
Essa contagem dá à empresa o número de usuários ativos a cada dia. Para chegar ao número de usuários mensais, a Mozilla multiplica o número de usuários ativos diários por três, para compensar os dias em que as pessoas não navegam.
Assim sendo, como a Mozilla viu um aumento de usuários diários de 10 milhões, chegando a 113 milhões, o número de usuários mensais do Firefox seria de aproximadamente 330 milhões.
Grande parte desse crescimento se deve à popularidade do programa na Europa, onde o Firefox é o browser mais usado em 17 países, especialmente no Leste Europeu. Nitot acredita que esse domínio se explica pelo fato do Firefox ter surgido no momento em que a internet estava se tornando popular na região.
A Mozilla lançou nesta semana o Firefox 3.5.4 com seis correções de segurança e outras melhorias relacionadas a estabilidade e administração do histórico. Além disso, foi corrigido um problema que ocorria quando o usuário tentava apagar o histórico de navegação. As vulnerabilidades podiam permitir a um hacker tomar o controle do computador do internauta.

Nenhum comentário: