quarta-feira, novembro 11, 2009
Baianão 2010 foi definido nesta quarta na FBF
Hoje, 11/11, na Sede da FBF – Federação Bahiana de Futebol, o Presidente Ednaldo Rodrigues, bem como o Vice-Presidente e Assessor Jurídico da FBF, Manfredo Lessa, o Diretor do Departamento de Registros da FBF, Jorge Luiz Reis Santana e o Vice-Presidente da CBF – Região Nordeste, Marcos Ferreira, se reuniram com os doze clubes que disputarão o Campeonato Baiano de Futebol Profissional 1ª Divisão – Edição 2010.
A reunião entre os presidentes e representantes dos clubes da capital e do interior que foi marcada pelo debate de opiniões e sugestões, especialmente a respeito da fórmula da disputa para a competição que inicia-se em Janeiro de 2010.
CLUBES PARTICIPANTES: ATLÉTICO, BAHIA, BAHIA DE FEIRA, CAMAÇARI, COLO COLO, FEIRENSE, FLUMINENSE, IPITANGA, ITABUNA, MADRE DE DEUS, VITÓRIA,VITÓRIA DA CONQUISTA.
Mesa-diretora composta pelo Vice-Presidente e Assessor Jurídico da FBF, Manfredo Lessa, o Presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues e o Vice-Presidente da CBF Região Nordeste, Marcos Ferreira.
Pontos discutidos
Antes de ser votada e definida a fórmula da disputa, foram discutidos pontos importantes que permeiam todo a atividade do futebol no Estado, inclusive as determinações que partem de decisões da CBF – Confederação Brasileira de Futebol e do Ministério dos Esportes.
§ Estádios Mandantes (Situação e Laudos) – Foi dissertado e entregue aos clubes, ofícios emitidos pela CBF, Ministério dos Esportes e Federação Bahiana de Futebol relatando quais as providências e determinações relacionadas à questão dos laudos técnicos que são exigidos pelo Ministério Público. Os laudos técnicos de capacidade, segurança e higiene dos Estádios que sediarão os jogos, terão de ser entregues na FBF impreterivelmente até dia 30/11/09.
§ Estatuto do Torcedor - Foram esclarecidos com o Assessor Jurídico da FBF, Manfredo Lessa, pontos importantes do Estatuto.
§ Ambulância, Médicos e Enfermeiros – Como em todos os anos, foi salientada a necessidade da presença de uma ambulância para cada 10 mil torcedores no Estádio, assim como a equipe médica composta por um médico e dois enfermeiros padrão.
§ Médico no Banco de Reservas – É obrigatória a presença de um médico no banco de reservas de cada equipe.
§ Credenciados ao CREFI – A comissão técnica deverá ser composta obrigatoriamente por membros (treinadores e preparadores físicos) que estejam credenciados ao CREFI (Conselho Regional de Educação Física).
Sistema de Disputa – A Federação Bahiana de Futebol propôs sua fórmula e o Presidente Ednaldo Rodrigues, após a explanação e justificativa de todo o sistema proposto, que além de critérios como a visão do torcedor, receitas de bilheteria, cumprimento de normas e leis, também foi decidido baseado na adequação às datas que são determinadas no calendário da CBF para realização de competições estaduais.
O presidente, democraticamente abriu espaço para que os clubes propusessem outra fórmula que entendessem ser a melhor para a competição. O Presidente do Itabuna Esporte Clube, Ricardo Xavier, assim como o Presidente do E.C.P.P Vitória da Conquista, Ederlane Amorim, propuseram a fórmula de pontos corridos. A partir dessas intervenções, foi aberta a votação para que os doze clubes decidissem em votação aberta a fórmula para a competição.
Dez clubes, que representaram 63 votos, optaram por aceitar a proposta feita pela FBF. Dois clubes, que representaram 15 votos (Vitória da Conquista e Itabuna), votaram pela fórmula de pontos corridos. Desta forma a fórmula proposta pela FBF foi a escolhida.
A Disputa
Através de sorteio dirigido, levando em consideração o equilíbrio técnico, os 12 clubes participantes, foram distribuídos em dois grupos de seis equipes.
GRUPO 01 - ATLÉTICO, BAHIA DE FEIRA, COLO COLO, MADRE DE DEUS, VITÓRIA E VITÓRIA DA CONQUISTA
GRUPO 02 - BAHIA, CAMAÇARI, FEIRENSE, FLUMIENNSE, IPITANGA, ITABUNA
FASE CLASSIFICATÓRIA
Os doze clubes disputarão a fase classificatória em jogos de ida e volta, Grupo 01 contra Grupo 02 classificando-se os 04 primeiros colocados de cada grupo para a Fase Quartas-de-Final.
FASE QUARTAS-DE-FINAL
Após a fase classificatória, as 8 equipes classificadas comporão dois novos grupos de 04 equipes. Em jogos de ida e volta dentro do grupo, para que não haja repetição de jogos, classificarão para a Fase Semifinal, as 02 associações primeiras colocadas de cada grupo.
FASE SEMIFINAL
Os 04 clubes melhores classificados na fase quartas-de-final avançam para a fase semifinal distribuídos em dois novos grupos de duas equipes cada. Mais uma vez, em jogos de ida e volta dentro do grupo, classificam-se para a Fase Final, o primeiro colocado de cada grupo.
FASE FINAL
A fase final será disputada pelos primeiros colocados oriundos dos grupos 06 e 07. Jogos de ida e volta definirá o grande campeão do Campeonato Baiano de Futebol Profissional – 1ª Divisão – Edição 2010.
DISPUTA DO REBAIXAMENTO
A FBF também ofereceu duas fórmulas para a disputa do Rebaixamento.
A primeira opção propõe o seguinte sistema para definição do rebaixamento:
Serão rebaixadas para a 2ª divisão, a Associação última colocada do Grupo 01, bem como a última colocada do Grupo 02 da Fase Classificatória.
A segunda opção determina que os dois últimos colocados de cada grupo na Fase Classificatória comporão um novo grupo que disputarão jogos de ida e volta dentro do grupo, sendo rebaixadas para o Campeonato Baiano 2ª Divisão – Edição 2011 as duas associações últimas colocadas.
Esta foi a proposta escolhida através de voto entre os clubes.
GRUPO 05
5º DO GRUPO – 01
5º DO GRUPO – 02
6º DO GRUPO – 01
6º DO GRUPO – 02
O Campeonato Baiano de Futebol Profissional 1ª Divisão terá início no dia 17/01, com término em 02/05.
§ Acesso – Ascenderá ao Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 1ª Divisão – Edição 2011, a Associação Campeã do Campeonato Baiano de Futebol Profissional da 2ª Divisão e também a Associação Campeã do Campeonato Baiano do Interior (Copa Governador do Estado).
§ Acesso a Copa do Brasil - 2011 – As Associações Campeã e Vice-Campeã do Campeonato Baiano de Futebol Profissional – Edição 2010, terão acesso à Copa do Brasil – Edição 2011.
§ Campeonato Brasileiro de Futebol – Série “D” – 2010 – A Associação melhor colocada do Campeonato Baiano – 1ª Divisão - 2010 terá acesso ao Campeonato Brasileiro de Futebol Série “D” Edição 2010, assim como a Associação campeã da Copa Governador do Estado – Edição 2009, que está sendo disputada.
§ Campeonato de Juniores Edição 2010 – A competição de Juniores seguirá o mesmo sistema de disputa definido para o Campeonato Baiano de Futebol Profissional – 1ª Divisão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário