domingo, novembro 15, 2009

Encontro da Esquerda do PT em Itabuna reuniu mais de 300 militantes da região Sul da Bahia


O grupo mais alinhado a esquerda do PT na Bahia liderado por militantes das tendências Articulação de Esquerda e Movimento PT da região sul baiana reuniu mais de 300 militantes do partido de 12 municípios neste sábado, 14/11, na sede da API/APLB em Itabuna.
Participaram diversas lideranças dos movimentos sociais, Associações Comunitárias, Diretório Central dos Estudantes da UESC, do Movimento Sem Terra (MST) de municípios como Itabuna, Coaraci, Itajuipe, Mascote, Buerarema, dentre outros.
A grande quantidade de participação confirma a força de novas lideranças do PT na região a exemplo do Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza Valmir Assunção e de Marcelino Galo superintendente da Pesca para a Bahia.
Eles vieram para discutir a conjuntura política e os rumos do PT na região sul e em nível de estado. Afirmaram no encontro apoio a Ireny para a Presidência Nacional do PT e Kazuo a Presidência Estadual da legenda para o PED de 22 de novembro.
Na mesa de abertura estavam também Ivan Alex da Direção Nacional do PT da Articulação de Esquerda; Kazuo candidato a presidência Estadual do PT pela tendência Movimento PT; Tasso Brito vice-presidente da UNE; Moita diretor estadual de Defesa Civil; Elias Jacob, chefe da Unidade Sul do INCRA; Xoxo dirigente do Movimento sem Terra.
Para Elias Jacob um dos organizadores do encontro, “a diversidade de pessoas presente mostra o surgimento de novas lideranças políticas do PT na região sul”, disse Jacob.
“Esse encontro é para afirmar que a esquerda do PT tem capacidade de juntar a turma histórica e reorganizar o PT na região em outra direção”, pontuou o membro do diretório nacional do PT Ivan Alex.
Já para o ex-presidente e pré-candidato a deputado estadual da legenda Marcelino Galo o partido não pode ser subjugado. “O PT não tem dono nesta região, o PT é para lutar pela a Reforma Agrária, é para construir moradias populares durante o exercício de poder, é para avançar no processo de transformação social, temos força interna e externa para isso”, argumentou Galo.

Prestação de Contas
Na fala mais esperada do evento, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (SEDES) Valmir Assunção foi categórico ao comentar sobre sua gestão em uma das secretárias mais importante do Estado.
“A posição política não pode ser subordinada ao cargo, estou nesta função por uma circunstância, por ser do Movimento Sem Terra, por ser de uma das maiores tendência do PT e por ter sido o deputado estadual mais votado do partido com 68 mil votos em 2006.
O secretário também falou das Políticas Públicas desenvolvida pela pasta. “Nestes quase três anos já fizemos 426 CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); aumentamos a distribuição de leite para 100 mil litros por dias em todos os 417 municípios; e fizemos 34 mil cisternas na região do Semi Árido”, finalizou Assunção.
Valmir afirmou que sua presença em Itabuna no encontro não é para tirar o espaço de quais quer que seja, é para discutir o PT.

Nenhum comentário: