sexta-feira, dezembro 11, 2009

Brasil enfim deve passar Argentina na TV paga


Apesar da dimensão continental, o Brasil só agora deverá ultrapassar a Argentina e o México no número de assinantes de televisão paga e ser o líder da América Latina. Segundo relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil chegou em outubro a 7,16 milhões de domicílios com TV por assinatura. Isso representa cerca de 24 milhões de pessoas (13% da população).
De acordo com Otavio Jardanovsky, diretor da PTS Pay-TV Survey, empresa que monitora o mercado de TV fechada, deverá ser a primeira vez que o Brasil ficará à frente de México e Argentina, que devem fechar o ano com 7 milhões de assinantes cada um. A Argentina costuma liderar o ranking da América Latina. Lá, o mercado de TV paga tem cerca de 40 anos e no Brasil menos de 20.
Os dados da Anatel mostram que, nos últimos 12 meses, a região brasileira que mais cresceu em aquisição de novas assinaturas foi a Norte (21,7%), seguida da Nordeste (18,4%), Sudeste (16,1%), Centro-Oeste (13,2%) e Sul (12,7%).
A TV a cabo ainda é a principal, 60% dos assinantes. A TV por satélite, que vem crescendo, tem hoje 35% dos consumidores. Por fim, a tecnologia MMDS (transmissão por micro-ondas) conta com 5%.
Proporcionalmente à população, a TV paga no Brasil ainda é lanterninha. O país tem cerca de 180 milhões de habitantes, contra 110 milhões no México e 40 milhões na Argentina.
(LAURA MATTOS)

NOVA MTV
Começam a ser formatadas as primeiras mudanças da nova MTV, depois que o grupo Abril passou a ter autonomia na administração do canal, sem depender da Viacom, dona internacional da marca. Haverá programas sobre moda e sobre as melhores baladas do país.

NOTÍCIA
A emissora também investirá mais em jornalismo, com foco em reportagens relacionadas a jovens, seu público-alvo. A área on-line da MTV ganha status interno e passa a ser considerada "unidade de negócio", o que significa mais investimento.

BEIJA EU
A série "Beijo, Me Liga!", do Multishow, vai bem. Assumiu a liderança em seu horário de exibição, com seu público-alvo, de 12 a 17 anos (de 16 a 20/11).

VINTINHO
"Cinquentinha", que estreou terça com 24 de média, caiu anteontem para 22 (dados prévios da Grande SP). A porcentagem de casas sintonizadas na minissérie dentre as que estavam com TV ligada foi de 42 para 39.

NOVELEIROS
Os autores Sílvio de Abreu, Lauro César Muniz e Walther Negrão participam de um debate sobre novelas no lançamento do livro "A Seguir Cenas do Próximo Capítulo", de Cíntia Lopes e André Bernardo. Será neste sábado, às 16h, na megastore da Saraiva, no shopping Ibirapuera, em São Paulo.

REPAGINADO
O "Pequenas Empresas Grandes Negócios", da Globo, estreia novos cenário e site neste domingo, para comemorar o seu 21º aniversário. (Sílvia Corrêa/Folha)

Nenhum comentário: