quarta-feira, dezembro 09, 2009

Buerarema intensifica atendimento nos centros de referência


Com o objetivo de atender famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social a Secretaria de Assistência Social de Buerarema tem priorizado ações nos centros de referência especializada (Cras) e (Creas). Conforme informação da secretária Neide Wilde Silva Pires, a atual administração vem possibilitando ações de apoio psicossocial, visitas domiciliares, orientação aos pais, incentivo à geração de emprego e renda, oficinas educativas e encaminhamento à rede sócio-assistencial e retirada de documentos.
A secretária explica que além dessas medidas a prefeitura também tem priorizado ações voltadas para acolher idosos carentes e encaminhá-los para o abrigo São Vicente de Paulo, realizado campanhas, palestras e seminários e reuniões comunitárias. Todo o trabalho tem a participação direta de equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, educadores, pedagogos, dentre outros técnicos especializados.
Programa e projetos – Já a assessora-adjunta da secretaria, Ana Marta dos Santos Ferreira, diz que a prefeitura mantém 200 pessoas no Projovem adolescente, atende a população carente com o programa Nossa Sopa coordenado pelas Voluntárias Sociais da Bahia, cadastra o programa Bolsa Família, acolhe com os programas de benefício de prestação continuada e de benefícios eventuais (através de doações de cestas básicas, kit-gestantes, auxílio-funeral para usuários do Bolsa Família ou pessoas sem renda ou com renda de 14 do salário mínimo.
Também a Secretaria de Assistência Social de Buerarema mantém o Programa de Atenção Integral à Família (Paif), do governo federal, que tem o objetivo de contribuir para a prevenção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social; fortalecer os vínculos familiares e comunitários; e promover aquisições sociais e materiais às famílias.

Nenhum comentário: