sexta-feira, janeiro 08, 2010
Concluinte de Direito da FTC foi aprovado em mestrado na Uesc
Antes mesmo de concluir a graduação no curso de Direito da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna, o estudante Rodrigo Eduardo Rocha Cardoso já comemorava outra grande conquista em sua carreira acadêmica, a aprovação no curso de Mestrado em Cultura e Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), cujo resultado foi homologado pela reitoria da Uesc no último mês de novembro. Rodrigo, que ingressou na Faculdade por meio do ProUni (Programa Universidade Para Todos) desenvolvido pelo Governo Federal, estará colando grau como bacharel em Direito neste mês de janeiro.
Com o projeto intitulado “A Formação dos Guias Turísticos de Ilhéus e os Preceitos Legais da Profissão: Consonância ou Divergência?”, o mestrando foi classificado em 7º lugar ao propor o estudo das diversas interfases do turismo de um dos principais destinos turísticos do estado da Bahia. A proposta de Rodrigo contempla a Linha B do curso de mestrado da Uesc, que trata das Políticas, Planejamento e Configuração de Produtos e Serviços Turísticos.
Ele revela que os objetivos são: investigar as condições de trabalho dos profissionais que atuam como “Guias” de turismo, em termos qualitativos e quantitativos; revelar o modo de atuação dos órgãos relacionados ao setor de Turismo em Ilhéus, identificando suas políticas e mecanismos relacionados à profissão de Guia de Turismo na cidade; verificar o nível de capacitação em termos de formação e treinamento dos profissionais que atuam como Guias de Turismo em Ilhéus-BA; e averiguar as classes de Guias de Turismo existentes no referido município.
Ao comentar sua aprovação, Rodrigo Eduardo ressalta que ao longo da graduação superior a FTC, através do curso de Direito, lhe despertou o interesse pela investigação científica, incentivando a pesquisa, a produção acadêmica de estudos, pesquisas e eventos. “Desta forma a Faculdade contribuiu para construção do meu currículo acadêmico, fato que figura como um dos importantes itens avaliados na seleção de mestrado”, argumenta.
Durante o curso Rodrigo se destacou participando de atividades de extensão e de pesquisa. Em 2006 ele teve projeto aprovado junto a Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), sendo agraciado como bolsista de iniciação científica da Instituição, desenvolvendo estudo acerca do ProUni como ação afirmativa no acesso à Educação Superior.
“Também, ao longo do curso, sempre estive representando a FTC em eventos de pesquisa científica e da área de Direito, apresentando projetos e artigos. O incentivo por parte dos professores e da FTC foi de grande importância para minha trajetória acadêmica, a exemplo do meu orientador professor Elias Lins, bem como o apoio da Direção Acadêmica, na pessoa da professora Raildes Pereira”, destaca Rodrigo.
O formando acrescenta que, figurar entre os selecionados para o curso de Mestrado em Cultura e Turismo da Uesc antes mesmo da conclusão da graduação em Direito, é para ele a concretização de um grande sonho. “Meus próximos sonhos envolvem a conquista do espaço acadêmico como transmissor do conhecimento. Deste modo espero estar de volta num futuro próximo a Rede de Ensino FTC como professor desta Instituição que marcou a minha vida”, finaliza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário