sexta-feira, janeiro 08, 2010

Itabuna tem plano emergencial para o combate à dengue


O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, recebeu do secretário da Saúde, Antônio Vieira, o Plano Emergencial de Ações Contra a Dengue, aprovado em primeira instância pelo Conselho Municipal da Saúde. O documento contempla a mobilização de 1,5 mil servidores voluntários, que vão realizar um trabalho educativo junto à comunidade, e prevê a intensificação dos trabalhos de campo, executados por 240 agentes de endemias e equipes de supervisão, com o apoio de nove veículos.
Segundo o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, Itabuna vem lutando contra a dengue há 15 anos e, a cada ano, as atenções têm de ser redobradas, a partir da sensibilização e de uma parceria com a população. “Como medida de impacto, estamos concluindo agora o sexto ciclo de combate ao mosquito, e a partir do dia 16, vamos cobrir toda a cidade com o apoio de servidores voluntários, que vão iniciar um trabalho educativo com visitas domiciliares e distribuição de material informativo sobre os cuidados para a prevenção da dengue”, explicou.
O diretor observa que a situação está sob controle e, que na primeira semana deste ano, foram informados 19 casos para exames laboratoriais, dos quais 16 de Itabuna, com suspeita de dengue clássica, e de um paciente de Ibicaraí, com suspeita de dengue hemorrágica. Em 2009, no mesmo período foram confirmados 50 casos de dengue na cidade.

Nenhum comentário: