terça-feira, outubro 19, 2010
Avião citado por Dilma não voa há 60 dias
Apresentado por Dilma Rousseff (PT) no debate como uma revolução nos modos de patrulhar fronteiras, o único Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) existente no país está parado num galpão no aeródromo em São Miguel do Iguaçu (PR), a cerca de 40 km de Foz de Iguaçu.
O aparelho não voa há pelo menos dois meses, segundo os policiais ouvidos pela Folha sob a condição de que seus nomes não fossem citados. Os equipamentos ópticos usados para captar imagens estão desmontados.
Mais: a aeronave em teste não pertence ao governo brasileiro, mas a uma empresa israelense. O primeira equipamento comprado só deve chegar no ano que vem.
O Vant funciona por controle remoto e possui um sofisticado sistema de captação de imagem, com câmeras e sensores.
Cada avião custa cerca de R$ 8 milhões, tem 9,3 metros de comprimento e a envergadura das asas atinge 16,6 metros. O primeiro teste foi realizado em julho de 2009.
Em dezembro, o Ministério da Justiça gastou R$ 655 milhões no projeto.
O pacote inclui a compra de 12 aeronaves, treinamento de técnicos para operá-los e transferência de tecnologia -o plano do governo é produzir esses aparelhos. A implantação do programa está prevista para durar até 2014.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1910201009.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário