terça-feira, outubro 19, 2010

Mulheres baianas são campeãs de obesidade


A obesidade é considerada, hoje, um dos maiores problemas de saúde. Na Bahia, de acordo com dados do Ministério da Saúde, há cerca de 90 mil obesos e as soteropolitanas são maioria entre as obesas da região do Nordeste, representando 13,7% no ranking. Já entre os homens, o índice de obesos coloca Salvador no sétimo lugar entre as capitais do nordeste, com 10,9%.
E o grande vilão – é a alimentação, – associada à falta de exercício físico. “A Bahia tem uma culinária muito calórica, rica em gordura, como o tradicional acarajé. O problema é comportamental, as pessoas engordam por uma simples questão: consomem mais calorias do que gastam com um estilo de vida sem atividade física, com uma alimentação baseada em doces, frituras, quitutes”, explicou o nutrológo Normand Moura.
Em contrapartida à má alimentação, surgem as fórmulas milagrosas para perder peso, a cada mês uma nova modalidade, a febre do momento é a ração humana, um mix de pelo menos 10 ingredientes, todos em pó, que promete enxugar a silhueta, mas restrito para diabéticos e hipertensos.

Nenhum comentário: