Um dos principais cartões-postais de Salvador, o Elevador Lacerda, na Praça Municipal Thomé de Souza, foi escolhido para acolher o primeiro escritório integrado da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. A nova sede vai funcionar junto com as agências das Nações Unidas no país. Cinco organismos de cooperação internacional atuarão no local que simboliza a união da Cidade Alta com a Cidade Baixa.
A solenidade de inauguração, nesta sexta-feira (26), foi marcada também pela comemoração dos 65 anos da ONU, com a abertura da exposição fotográfica Nações Unidas e Brasil: 65 Anos de Cooperação, 65 Anos de Realizações, no Palácio Rio Branco, com a presença do governador Jaques Wagner, do prefeito João Henrique e do coordenador-residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek.
Os convidados foram recebidos com a apresentação da orquestra Neojibá e puderam conferir por meio de 85 fotos históricas a participação do Brasil no processo de criação e consolidação do organismo internacional, fundado em 1945 e que hoje reúne 192 estados-membros. As fotos resgatam a trajetória do país e da ONU, lembrando de brasileiros que lutaram pela causa humanitária.
Wagner parabenizou os 65 anos da instituição, pensada no pós-Segunda Guerra Mundial, e disse que a ONU deve cada vez mais ser fortalecida. “A primeira casa da ONU no Brasil ser em Salvador reescreve a nossa própria história, porque aqui é a terra fundadora da nação brasileira e do povo brasileiro”. Ele lembrou que na capital baiana já funciona uma unidade do Itamaraty.
Nenhum comentário:
Postar um comentário