quarta-feira, janeiro 19, 2011
Falta de energia elétrica no Campus Party
A Campus Party, evento de tecnologia que acontece em São Paulo, enfrentou nesta terça-feira (18) o segundo apagão em apenas um dia. Os participantes ficaram sem luz e internet por cerca de uma hora, entre às 18h e 19h de hoje – durante a madrugada já havia faltado energia. Os campuseiros, como são chamadas as pessoas que acampam no local por uma semana, se reuniram em frente ao aquário (área onde ficam os servidores da feira) para protestar.
Segundo Mario Teza, coordenador geral da feira, "o apagão da madrugada estava programado pela Eletropaulo e deveria durar apenas dez minutos, mas durou duas horas por causa do estouro de um gerador". Já o segundo apagão, diz Teza, não foi programado.
– Esse [o da madrugada] não estava programado e não sabemos por que aconteceu. Já acionamos o plano B, de contingência, para comprar geradores para fornecer luz para os campuseiros. Amanhã eles deverão ser instalados.
O custo para acampar por sete dias na Campus Party é de R$ 150. Usando um discurso muito parecido com o dos políticos, o executivo culpou a chuva pelo problema.
- Nunca houve quedas [de energia] com esse volume. Agora temos que nos preparar para essas coisas por causa do aquecimento global e da alta quantidade de chuvas.
Teza ainda mencionou o deslizamento de terras no Rio de Janeiro para provar que o mundo passa por uma crise ambiental. No palco principal do evento, ele disse que é “natural” o protesto dos campuseiros, que rodearam a cabine da Telefônica, principal patrocinadora do evento, com mensagens ofensivas exibidas em laptops.
– A Telefônica manteve a rede de pé, nos ajudou junto com a Eletropaulo.
O primeiro apagão aconteceu entre as 3h20 e as 5h40, conta Rafael Moreira D’Andrea, palestrante de case mode, espécie de "tunagem" de computadores nos moldes da que é feito em carros.
Rapidamente, houve uma manifestação com cadeiras que se encaminhou ao Aquário, área onde ficam os servidores do evento, para saber por que eles tinham luz e o resto, não. O palestrante diz que não houve explicação alguma.
- A luz voltou lá pelas 5h40, mas ninguém explicou o que aconteceu. Só às 9h da manhã Mario Teza, coordenador geral da Campus Party, explicou que um carro perdeu o controle, bateu em um poste e deixou a área sem luz, fazendo com que todo o centro ficasse sem energia.
A Eletropaulo diz que não há problemas na rede da empresa e que o problema pode ter sido causado pela instalação interna da Campus Party. Uma equipe da concessionária de energia vai ao local para fazer uma inspeção. Informações João Varella - R7.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário