sexta-feira, janeiro 14, 2011
Nova equipe da Faculdade de Ilhéus viaja para o Projeto Rondon
Uma nova equipe da Faculdade de Ilhéus, coordenada pelas professoras Cristiane Nunes e Silvana Vieira Lins, embarcou nesta sexta-feira, 14 de janeiro, para mais operação do Projeto Rondon, promovido pelo Ministério da Defesa, que, através de atividades extensionistas com estudantes universitários, leva ações de integração social a comunidades carentes do País. A comitiva embarcou com destino a Salvador e de lá segue para Marabá, no Pará, e depois para o município de Canaã dos Carajás, onde será desenvolvida a Operação.
A Faculdade de Ilhéus foi a primeira instituição de ensino baiana a participar do Projeto Rondon, desde que este foi reativado pelo Governo Federal, e permanece até hoje. A Operação Carajás segue até o próximo dia 30 de janeiro. A equipe ilheense este ano é formada pelos estudantes Jamille Santos de Aragão e Mariana Timm Silveira, do curso de Ciências Contábeis; Thais Carqueija Monteiro da Fonseca e Kiryale Coelho Dias Gomes, de Nutrição; Eliziete dos Santos Santa Fé e Brisa Terra Viana Câmara, de Administração; Vinícius Bomfim Ribeiro, do curso de Direito; e Carlos Alex Magalhães de Jesus, de Enfermagem.
Em Marabá, no interior do Pará, haverá concentração das equipes das instituições participantes de todo o país, no 52° BIS - Batalhão de Infantaria de Selva, para a abertura oficial do projeto. A equipe de Ilhéus desenvolverá ações no Conjunto de Ações B - Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho -, com enfoque no empreendedorismo como alternativa para geração de renda.
Desde a seleção da equipe, os alunos preparam as oficinas que serão realizadas no município, considerando as necessidades diagnosticadas, com o objetivo de contribuir para a formação de multiplicadores locais, que possam dar continuidade aos trabalhos após o encerramento da Operação Carajás. Ao lado da equipe da Faculdade de Ilhéus estará outra, da UFPB - Universidade Federal da Paraíba, que efetivará ações na área de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde.
Canaã dos Carajás
Segundo o último censo do IBGE, o município está entre os que mais cresceram nos últimos anos. Em 2007, tinha pouco mais de 10.000 habitantes e atualmente está com mais de 27.000 habitantes. Tal crescimento se dá em função da exploração de minério pela Vale, o que atrai muitas pessoas para a cidade em busca de emprego. Essa migração provoca um crescimento desordenado e uma população flutuante muito grande, o que dificulta o controle dos serviços de saúde, por exemplo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário