Os educadores sociais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, participaram, semana passada, , no auditório Fernando Leite Mendes, da Fundação Cultural de Ilhéus, do planejamento pedagógico que vai nortear o processo de aprendizagem e instrução para as crianças atendidas pelo programa este ano. Os principais focos do planejamento foram a constituição do espaço de convivência e a formação para a participação cidadã no desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes.
Em Ilhéus, o Peti atende mais de mil crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho e muitas vezes não têm oportunidade de sair dessa condição. O Peti faz parte de um conjunto de ações que visa a retirada de crianças e adolescentes de seis até 15 anos do trabalho infantil.
Segundo a coordenadora do programa em Ilhéus, Leli Guimarães, “o planejamento ajuda os educadores sociais a entender melhor o seu papel na vida dos jovens e que esses profissionais têm muita responsabilidade na formação ética dessas crianças e adolescentes”. As atividades começaram nesta segunda-feira (7), em todas as 16 localidades do programa, que funcionam nas zonas urbanas e rural do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário