domingo, maio 29, 2011

Em GP eletrizante, Vettel vence a 1ª em Mônaco e confirma supremacia


Nem mesmo uma confusão da Red Bull na troca de pneus impediu que Sebastian Vettel vencesse o GP de Mônaco, um dos mais tradicionais e prestigiados da Fórmula 1, pela primeira vez em sua carreira. Neste domingo, o alemão triunfo em uma corrida caótica no circuito de rua de Monte Carlo e conquistou sua quinta vitória em seis etapas.
O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, ficou com a segunda colocação, seguido pelo inglês Jenson Button, da McLaren.
Com o resultado, Vettel chegou a 143 pontos na liderança da temporada. Mais do que isso, neste domingo o alemão deu mais um passo para confirmar a fama de grande piloto, chancela proporcionada por uma vitória no tradicional circuito de rua.

A prova
Conhecida como uma prova de poucas ultrapassagens, a etapa de Mônaco neste domingo contrariou a fama e apresentou várias disputas, ficando marcada por acidentes e troca de acusações entre os pilotos. Lewis Hamilton e Rubens Barrichello, por exemplo, deixaram Michael Schumacher para trás com belas manobras.
Em uma outra disputa, Lewis Hamilton tocou o carro de Felipe Massa, que perdeu a asa dianteira e acabou batendo na parede do túnel, sendo obrigado a abandonar a prova na 34ª volta. O brasileiro acusou o inglês de ser o responsável por sua saída da corrida.
Hamilton, por sua vez, acusou Massa de jogar o carro sobre ele. O inglês, aliás, se envolveu na maioria dos acidentes da prova.

Largada e confusão da Red Bull
Após manter a primeira colocação na largada, Vettel abriu vantagem para seus adversários e só teve seu domínio ameaçado pela própria Red Bull, que demorou para realizar uma troca de pneu e viu Button assumir a liderança.
Contudo, Vettel aproveitou-se da ida de Button aos boxes e da entrada do safety car (em virtude da batida de Hamilton e Massa) para reassumir a liderança.

Confusão e vitória de Vettel
Já no final da prova, quando Vettel, Alonso e Button estavam "colados", disputando a vitória, Lewis Hamilton, Vitaly Petrov e Jaime Alguersuary se envolveram em uma batida, provocando bandeira vermelha.
A prova ficou interrompida por aproximadamente 20 minutos, e na volta, apesar de mais um acidente de Hamilton, desta vez com Maldonado, Vettel confirmou a vitória.

Nenhum comentário: