quinta-feira, maio 26, 2011

Governo Municipal amplia o serviço De captação de órgãos no Hblem


Representantes da Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab e do Ministério da Saúde estiveram visitando o Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães – Hblem, em Itabuna na última quarta-feira (25), com o objetivo de vistoriar as instalações onde funcionará uma unidade da OPO - Organização de Procura de Órgãos e do Banco de Olhos. Após a visita, o secretário de saúde no município, Geraldo Magela está viabilizando a assinatura do contrato para agilizar o processo de captação de órgãos.
Apesar de já contar com o processo de captação de órgãos, o Hblem estará funcionando, nos próximos dias com uma unidade da OPO, que tem o papel de organizar e apoiar o processo de doação e transplantes. A habilitação da unidade depende das avaliações feitas pelo coordenador Nacional de Transplante, Éder Murari Borba e o coordenador Estadual de Transplante, Eraldo Moura, que analisaram de forma positiva a implantação da Organização da Procura de Órgãos.
“Nós estamos fazendo um esforço nacional para manter um financiamento regular para as Organizações de Procura de Órgãos, para que elas possam gerenciar o processo de doações e transplante nessa região. Por esse motivo, nós viemos conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido e muito mais que uma vistoria é um incentivo que o Governo Federal quer repassar aos estados e municípios para que o processo de doação aconteça”, destacou Éder Murari.
Após a vistoria, o secretário de saúde no município foi até Salvador a fim de tornar viável a assinatura do contrato e promover o processo de captação de órgãos de forma rápida. De acordo com ele, a partir da regularização da unidade terá um aumento no número de doações na cidade. “É importante para a população, não só de Itabuna, como para o Estado da Bahia, pois é o estado que menos transplanta órgãos e Itabuna está fazendo a sua parte”, revelou Magela.

Nenhum comentário: