quinta-feira, maio 19, 2011

Núcleo de Tecnologia Municipal será inaugurado nesta sexta-feira


O prefeito Newton Lima inaugura nesta sexta-feira (20), a partir das 10 horas, o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), espaço voltado para o processo de formação continuada dos profissionais de educação. Equipado com 23 computadores de última geração, o NTM funcionará no 1º andar do Centro Administrativo da Prefeitura de Ilhéus, localizado na avenida Itabuna. A principal proposta do Núcleo é beneficiar professores, supervisores, coordenadores e secretários escolares, entre outros servidores, com cursos e oficinas, que darão ênfase à utilização pedagógica das tecnologias da informação e da comunicação existentes nas diversas unidades rurais e urbanas.
“Este é mais um instrumento importante para continuarmos promovendo, de forma contínua, a formação dos profissionais que compõem a rede municipal de ensino. Com essa e outras ferramentas, estaremos cumprindo um dos principais objetivos do governo na área da educação: melhorar, cada vez mais, o processo de ensino/aprendizagem”, comenta a secretária municipal de Educação, professora Lidiney Campos.
Visando estimular o surgimento de uma cultura digital a partir do conhecimento das tecnologias da informação e da comunicação no âmbito da educação e da otimização dos espaços digitais de aprendizagem (laboratórios de informática), o NTM é fruto de parceria com o Ministério da Educação, através do ProInfo (Programa Nacional de Informática). “Em 2009, tivemos o projeto aprovado pelo MEC. Já em agosto de 2010, obtivemos a homologação do núcleo”, informa o coordenador do espaço, Ailan Jurandy.

Para este ano, entre as várias possibilidades previstas pela coordenação do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), que opera com o programa Linux Educacional, destacam-se os cursos de “Integração à Educação Digital – Proinfo Integrado” e de “Informática Básica para Secretários de Escolas”. Já na seara das oficinas, merecem menção as oficinas de “Blog Educativo”, “Edição de Vídeo” e “Ambientação do Linux”.

Nenhum comentário: