quinta-feira, maio 19, 2011

Atividades celebram o Dia Nacional de Luta Antimanicomial em Ilhéus.


O dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que em 2011 comemora 24 anos. Para celebrar a data, a Secretaria da Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), em parceria com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde), promoveram quarta-feira (18), uma caminhada pelo centro da cidade com a participação de pacientes, familiares, trabalhadores da saúde e a comunidade em geral.
A moblização se concentrou em frente ao Teatro Municipal, e percorreu as ruas do comércio de Ilhéus com cartazes e faixas. O evento teve como objetivo sensibilizar a população para a importância desta data, que busca o enfretamento de questões como maus-tratos, mortes, impunidade e preconceito que atinge os indivíduos com transtornos mentais no Brasil.
Segundo a coordenadora do Caps em Ilhéus, Simone Pitágoras, ”este movimento busca assegurar aos indivíduos com transtorno mental o direito a um tratamento público e integral e um convívio social e familiar digno”. Seguindo a programação de atividades para o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, será realizado nesta sexta-feira (20), no Colégio Estadual Professor Fabio Araripe Goulart, do bairro Teotônio Vilela, atividades educativas sobre a temática.
As ações no ambiente escolar acontecerão no período da manhã e tarde, contemplando panfletagem, oficinas temáticas, exibição de vídeos, roda de conversa com discussão e reflexão sobre Luta Antimanicomial, e finalização com produção de mural coletivo que ficará exposto na instituição. Na terça-feira (24), a atividade educativa acontecerá no Colégio Estadual Sá Pereira, no bairro da Conquista.

Nenhum comentário: