O corpo da adolescente Suelen Cavalcante Campelo, 13, vítima da meningite meningocócica tipo C, foi enterrado na manhã de terça-feira, 14, no Cemitério Quinta dos Lázaros.
Ela faleceu na segunda, 13, após permanecer internada desde o dia 8 deste mês no Hospital Couto Maia, em Monte Serrat (Cidade Baixa), referência no tratamento da doença no Estado. Suelen é a 12ª vítima da doença a morrer em Salvador, a 38ª na Bahia.
Moradora do bairro do Uruguai, a adolescente apresentou os sintomas característicos da meningocócica tipo C, a mais perigosa das meningites, dois dias antes da internação. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as ações para conter o avanço da doença no local já foram iniciadas por equipes da vigilância epidemiológica do distrito sanitário de Itapagipe, na Cidade Baixa.
Os agentes realizaram o tratamento com antibióticos (quimioprofilaxia) em 36 pessoas, entre familiares, vizinhos, alunos e funcionários da escola da vítima, cujo nome foi omitido para evitar pânico. Segundo a SMS, os agentes voltarão ao local nesta quarta, 15.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de janeiro deste ano até o dia 4 deste mês (21ª semana epidemiológica) foram registrados 327 casos de meningite de todos os tipos e 37 óbitos no Estado.
Do total, 168 casos e 11 mortes em Salvador. A garota Suelen configura como a 38ª vítima fatal da doença na Bahia e a 12ª em Salvador. Em 2010, neste mesmo período, foram registrados 689 casos e 65 óbitos no Estado, sendo 378 casos e 33 mortes na capital baiana.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informa que “as mortes poderiam ser evitadas se as vítimas tivessem sido vacinadas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário