sexta-feira, agosto 26, 2011

Começar de Novo: TJ firma termo de cooperação em Vitória da Conquista

O auditório da Agência de Desenvolvimento Trabalho e Renda, da Prefeitura de Vitória da Conquista, no Sudoeste do Estado, reuniu representantes de diversos setores da sociedade para a apresentação do Projeto Começar de Novo, que visa à inserção de ex-detentos no mercado de trabalho.
A reunião, realizada na noite de ontem, quarta-feira (24/8), contou com a participação do diretor presidente da Agência, Marcos Andrade, do juiz-corregedor Cláudio Daltro; do gestor do Começar de Novo no Tribunal de Justiça, Orlando Bittencourt; e do diretor do presídio Nilton Gonçalves, Alexsandro Silva, além de outras autoridades.
O Tribunal de Justiça formalizou um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e com a Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). A instituição de ensino vai disponibilizar 30 estagiários de Direito para atuar nas varas de Família, Infância e Juventude, Criminal, e no Presídio Nilton Gonçalves.
“A população carcerária brasileira é a quarta do mundo. Então nós temos que lutar tanto para reduzir o crescimento do número de encarcerados quanto para evitar que eles reincidam no crime, quando saírem”, afirmou o juiz Cláudio Daltro.
O magistrado lembrou o alto custo econômico e social da manutenção do sistema penitenciário, demonstrando as vantagens de oferecer qualificação profissional para os apenados. “O Começar de Novo não é um programa de reinserção social, mas de inclusão social de pessoas que, muitas vezes, não tiveram oportunidades”, lembrou.
Na presença de detentos, reintegrados e familiares, entre outros cidadãos que compunham a plateia, o gestor Orlando Bittencourt, fez questão de ressaltar a importância de uma nova oportunidade.“Quem é que não quer e não deve começar de novo? Os derrotados resistem ao recomeço, mas os vitoriosos recomeçam e recomeçam sempre”, comentou ele, ressaltando que a compaixão pelo próximo é o valor social que deve ser cultivado e que está embasado não apenas nas religiões, mas nos princípios constitucionais.
Pioneira – A Comarca de Vitória da Conquista é pioneira no interior do Estado na profissionalização de detentos. A compreensão de que a capacitação profissionalizante pode contribuir para a integração social. “A ideia é de que nós possamos avançar nessa parceria”, espera o diretor presidente da Agência, Marcos Andrade.
Durante a solenidade, representantes da prefeitura e da Fundação Dom Avelar, responsável pela promoção de cursos para apenados, fizeram a entrega de certificados para presos capacitados na unidade prisional Nilton Gonçalves.
Dezoito internos foram aprovados no curso de garçom e buffet, dez internas receberam a certificação de costureira, enquanto outros 18 internos concluíram o curso de montagem e manutenção de microcomputador.

Texto: Prefeitura de Vitória da Conquista Fotos: Lóide Carvalho (Prefeitura de Conquista)

Nenhum comentário: