sábado, setembro 03, 2011
Assentados desocupam agência do Banco do Nordeste em Itamaraju
Os produtores rurais de 15 assentamentos de Reforma Agrária que estavam acampados da frente da agência de Itamaraju do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) deixaram o local no fim da tarde desta sexta-feira (02), após 11 dias de manifesto pela renegociação de dívidas de terra.
Os assentados aceitaram desocupar a agência após a confirmação de uma reunião no Centro Administrativo da Bahia (CAB) em Salvador, com a cúpula do BNB, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Secretária Estadual de Relações Institucionais da Bahia. A reunião, que foi agendada pelo deputado federal Rui Costa, acontecerá em 08 de setembro e tem por objetivo firmar um acordo final com os manifestantes.
De acordo com o presidente da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Extremo Sul da Bahia (COOPEXSULBA), Jaime Sabino, os produtores deixam a agência com a promessa de desconto de 50% na dívida com a União e a redução para 2% na taxa de juros que atualmente chega a 12%.
Em entrevista coletiva á imprensa de Itamaraju na tarde desta sexta-feira, o gerente da agência do BNB, Ysmênio Scher, afirmou que o banco planeja agora uma forma de se estruturar para contemplar a demanda de serviço acumulada nesses 11 dias em que esteve fechado por conta do protesto. Scher também garantiu que os correntistas que não puderam ter seus cheques compensados durante o período de ocupação não sofrerão nenhum prejuízo. Perguntado sobre os prejuízos financeiros que o banco sofreu nesses 11 dias, o gerente disse que não foi possível calcular ainda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário