quinta-feira, setembro 08, 2011

Produtores do Médio Vale do Rio das Contas Frutas criam consórcio


Um grupo de produtores de frutas do Vale do Rio das Contas criou e instalou no dia 5 deste mês um consórcio com o objetivo de aumentar a competitividade da produção de frutas e proporcionar as condições necessárias para vendas coletivas e aquisição de insumos. A solenidade ocorreu no espaço “Recanto do Gallo”, no Distrito de Japumirim, município de Itagibá.
A criação deste tipo de consórcio no Brasil é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e está sendo implantado na região pelo Instituto Frutal e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Institucional (IBDI). Diante da importância do consórcio para a economia regional, a Ceplac deu o apoio necessário para a sua consolidação, participando de todas as etapas do processo de implementação.
A abertura da solenidade foi realizada pelo presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio das Contas e prefeito de Barra do Rocha, Jonatas Ventura, contando com a participação do coordenador do Agropolo do Vale do Rio das Contas e pesquisador da Ceplac Antônio Carlos de Araújo; do chefe do Núcleo Regional da Ceplac em Ipiaú, Vilson Santos, representando a Superintendência da Ceplac na Bahia. O Ministério da Agricultura foi representado por Eduardo Magalhães, a Aprofruta pelo seu presidente Gabriel Leite.
O Consórcio será uma instituição que representará os produtores de frutas de 15 municípios, sua sede ficará instalada em Barra do Rocha, em espaço cedido pelo Sindicato Rural do Município, e terá Hélio Paranhos Fontes Filho na sua presidência. A solenidade de instalação do Consórcio dos Produtores de Frutas do Médio Vale do Rio das Contas teve a participação aproximada de 70 pessoas, entre secretários municipais, produtores rurais e membros da comunidade regional.

Nenhum comentário: