sexta-feira, setembro 23, 2011

Programa SER encerra mais uma visita ao interior com palestras em Canavieiras

Os servidores da Comarca de Canavieiras, no Sul do Estado, assistiram com atenção, no Salão do Júri do fórum local, à apresentação do Programa SER, realizada ontem (22/9).
“Gostei muito, achei uma das melhores coisas que o Tribunal nos ofereceu nos últimos tempos”, ressaltou Marli Garcia Costa, servidora do Cartório de Registo de Imóveis de Canavieiras. “É um programa excelente, de importância para o servidor e que não deve ser abandonado pelo Tribunal”, completou a servidora, há 35 anos trabalhando na comarca de Canavieiras.
Com a apresentação em Canavieiras, a caravana encerra a quinta visita do programa este ano, iniciada quarta-feira passada, em Porto Seguro e continuada em Eunápolis, no mesmo dia, à tarde. O programa já passou por comarcas das regiões oeste, sudoeste e norte do Estado.
Dois representantes da Caixa Econômica Federal, José Bonfim Ferreira Bitencourt e Daniele Maria Couto falaram sobre a parceria firmada com o Tribunal de Justiça para financiamento habitacional com taxa diferenciada.
“A parceria com o Tribunal assegura o financiamento de 100% do valor do imóvel”, disse José Bonfim, gerente da Caixa em Ilhéus, colocando-se à disposição dos servidores para mais informações.

Palestras

Na primeira das duas palestras proferidas ontem, o fisioterapeuta Walter Silvério abordou a ergonomia, que trata do estudo das relações entre o homem e a máquina, com objetivo de melhorar as condições de trabalho e o consequente aumento da produtividade.
Ele falou dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort) que, disse, entre outras questões biomecânicas e psicossociais, estão repetitividade, postura inadequada, insatisfação e pressão. “É preciso cuidar do corpo, buscando no ambiente do trabalho o conforto, a segurança e a eficiência”, disse o fisioterapeuta aos servidores.
Em seguida, a nutricionista Jomari Queiroz, em sua palestra sobre alimentação saudável, disse aos servidores que, para uma alimentação saudável, é necessária uma dieta variada, “que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusão desnecessária”.
Acrescentou que a alimentação deve ser “quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, além de harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade e ao organismo a que se destina”. Ela lembrou que a alimentação segue leis, citando as da “quantidade”, da “qualidade, da “harmonia” e da “adequação”.
Em paralelo às atividades desenvolvidas no salão do fórum, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Tribunal de Justiça, desenvolvia as ações de saúde, atendendo 35 pessoas, medindo a pressão arterial e a glicose. Trabalharam as técnicas em enfermagem Ana Cláudia Soares dos Santos e Rosangela Nascimento de Araújo.

Texto de Ari Donato – Programa SER / Fotos: Nei Pinto

Nenhum comentário: