A Ceplac reafirmou sua disposição em renovar, no próximo ano, a cooperação técnica nas áreas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares, pequenos e médios produtores rurais do Agropolo de Fruticultura do Vale do Rio das Contas. O assunto foi tema de encontro nesta segunda-feira, 26, entre o presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas (Cimurc) e prefeito de Barra do Rocha, Jônatas Ventura, e o superintendente de Desenvolvimento da Região Cacaueira da Ceplac no Estado da Bahia, Juvenal Maynart Cunha, na Superintendência, no KM 22 da Rodovia BR-415 - Jorge Amado, eixo Ilhéus - Itabuna, no Sul do Estado.
Durante o encontro, a Ceplac ainda se comprometeu em ceder um galpão do Núcleo Regional do Centro de Extensão (Cenex), em Ipiaú, para construção da sede do Cimurc e Território de Identidade do Médio Rio das Contas (TMC). O superintendente também garantiu participação institucional da Ceplac na promoção do 3º Simpósio da Graviola, inicialmente programado para abril de 2012, além de aplaudir a proposta de inclusão de agricultores familiares e produtores rurais dos municípios de Aurelino Leal, Ubaitaba e Gandú nos projetos de desenvolvimento da fruticultura do Agropolo.
O prefeito Jônatas Ventura destacou a participação institucional da Ceplac na consolidação da agroindustrialização de polpa de frutas que ancora no Agropolo a cadeia produtiva da fruticultura no Sul da Bahia, com cinco agroindústrias responsáveis pela geração de 3.960 empregos diretos, produção de 5.712 toneladas de polpa e receita em torno de R$ 52 milhões, em 2010. Além disso, a atividade é responsável pelo plantio de 778,8 hectares em desenvolvimento e 451,0 hectares safreiros com valor da produção de R$ 6,5 milhões de receita ao agricultor.
- A Ceplac exerce papel relevante no Médio Rio das Contas na assistência técnica aos produtores, realização de treinamentos e seminários e suporte aos municípios. Percebo que o superintendente Juvenal Maynart Cunha assegura firme atuação institucional com preocupações com a conservação produtiva e sustentabilidade da lavoura cacaueira e de projetos de diversificação econômica com a fruticultura. Portanto, ao mesmo tempo em que alavanca a produtividade e produção regional, a Ceplac se propõe à conservação do bioma Mata Atlântica numa clara demonstração da capacidade de seus dirigentes e técnicos - comentou Ventura.
Também estiveram presentes ao encontro, o coordenador-adjunto do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), José Marques Pereira, o chefe do Escritório Local da Ceplac em Ubatã e coordenador do Território Médio Rio das Contas, José Mendes da Silva, e o coordenador do Agropolo e pesquisador da Ceplac, economista Antonio Carlos Araújo, para quem a renovação da cooperação técnica com o Cimurc sinaliza o fortalecimento das ações no vale. Outras parcerias institucionais do Agropolo são as secretarias da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária e de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Senar, Sebrae, Instituto Biofábrica de Cacau e Associação dos Produtores de Frutas (Aprofuta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário