sábado, dezembro 31, 2011

Etíope Tariku Bekele domina e vence a 87ª São Silvestre

A África dominou mais uma vez a Corrida de São Silvestre, realizada na tarde deste sábado nas ruas de São Paulo. Na primeira edição com novo trajeto (chegada no Parque do Ibirapuera), a queniana Priscat Jeptoo venceu a prova feminina, com o tempo de 48min48s, novo recorde da competição. Na prova masculina, a vitória foi de Tariku Bekele, da Etiópia, com 43min55s. Não houve atletas brasileiros no pódio.
A largada da prova feminina ocorreu exatamente às 17h10 (horário de Brasília), com um tempo nublado nos céus da cidade paulistana. O primeiro pelotão começou a se destacar na altura do estádio do Pacaembu, quando uma chuva itensa começou a cair.
Exatamente às 17h27 (horário de Brasília), começou a prova masculina, com a chuva se tornando mais forte. Voltando às mulheres, a liderança passou a ser disputada exculsivamente pela queniana Priscat Jeptoo e pela etípoe Wude Ayalew.
Entre os homens, o brasileiro (e um dos favoritos) Marílson Gomes dos Santos estava presente no grupo dos atletas principais. Em seguida, os atletas do Quênia e da Etiópia começaram a se destacar, deixando Marílson para trás. O temporal tomou conta de São Paulo e o etípoe Tariku Bekele despontou de vez na liderança.
Nos últimos metros da prova feminina, Jeptoo tinha uma ligeira vantagem sobre Wude e a manteve com esforço até cruzar a linha de chegada. A brasileira melhor colocada foi Cruz Nonata, em sexto lugar.
Bekele liderou e venceu a prova com toda a tranquilidade mantendo a velocidade de 25 quilômetros por hora, apesar do aguaceiro que caía na capital paulista. O brasileiro melhor colocado foi Damião de Souza. Marílson Gomes dos Santos completou em oitavo lugar.

Nenhum comentário: