Não é mais novidade que os frutos da política de pacificação implantada pelo secretário de Segurança Pública do Rio José mariano Beltrame há cerca de três anos já estão sendo colhidos. Desta vez, o periódico 'El País' escolheu o gaúcho braço direito de Cabral na implantação das UPPs como uma das 100 personalidades de 2011.
A secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, também foi lembrada pelo jornal.
Sob o título "o pesadelo do narcotráfico carioca", o jornalista Francho Barón exalta Beltrame como o homem que "impôs uma nova etapa de tranquilidade nas ruas mais violentas" da cidade.
O texto de Barón traz inclusive uma frase que teria sido dita à jornalista Ruth de Aquino, da Revista Época, pelo ex-chefe do tráfico de drogas da Rocinha, o Nem (Antônio Bonfim Lopes): "É um dos caras mais inteligentes que já vi. Se tivesse mais caras assim, tudo seria melhor".
"Beltrame, uma espécie de Eliot Ness, no Rio, é a principal responsável pela ocupação e programa de pacificação nas favelas do Rio de Janeiro. Treinado nas fileiras da Polícia Federal brasileira, os planos só para que nenhuma sombra de corrupção, este homem nenhum amigo da política ganhou a confiança e simpatia do povo do Rio de Janeiro. Sob seu comando, o crime caiu, embora existam fundadas suspeitas de que redes criminosas tornaram-se entrincheirado em áreas mais remotas da da cidade", diz o texto.
O artigo de Maria do Rosário foi escrito pelo presidente Lula, que elogia a luta de Maria do Rosário pela "extensão dos direitos humanos a todas as pessoas, especialmente as mais necessitadas".
O jornal divide a premiação nas categorias Líderes; Cientistas e Pioneiros; Políticos, Empresários e Executivos; Estrelas; Criadores; Cidadãos e Esportistas. Beltrame e Maria do Rosário foram incluídos na categoria Políticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário