A publicação do edital para a contratação de empresa especializada para a elaboração do projeto da segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao Pontal significa, na avaliação do prefeito Newton Lima, um importante passo para que essa obra, fruto de uma antiga reivindicação dos ilheenses, possa de fato se tornar realidade. Newton Lima foi informado sobre a publicação do edital pelo próprio governador da Bahia, Jaques Wagner, na última terça-feira (22), quando estava em Salvador reivindicando obras e melhorias para a cidade. Ao saber da notícia o prefeito comemorou e disse que sempre confiou na promessa feita por Wagner durante a campanha eleitoral, no ano passado.
Orçada em R$ 200 milhões, com parte dos recursos incluída na emenda da bancada baiana no Orçamento da União, a nova ponte Ilhéus-Pontal terá cerca de 700 metros de extensão por 20 de largura, ligando a praia do Cristo ao Morro de Pernambuco, além de 1.500 metros de vias de acesso. Será do tipo estaiada, com cabos de aço que seguram a estrutura da ponte, nos moldes da Ponte Juscelino Kubitschek, em Brasília, e da Ponte Octávio Frias Oliveira, em São Paulo, com uma altura de 25 metros em relação ao nível do mar no vão central, para permitir o tráfego de embarcações na Baia do Pontal.
A publicação do edital, segundo Newton Lima, é apenas o começo de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal, que será responsável pelo pleno desenvolvimento de Ilhéus. “Estamos em permanente contato com o governador, que sempre se empenhou na vinda de investimentos importantes, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul, ZPE, duplicação da BR-415, dentre outros projetos importantes”, declarou.
Newton Lima lembra que a construção da ponte foi reafirmada pelo governador Jaques Wagner durante a realização do Festival do Chocolate, em julho passado. “Essa é mais uma demonstração de que a ponte, uma das maiores reivindicações dos ilheenses, não seria apenas uma promessa de campanha. O que era apenas um sonho, agora passa a ser uma realidade”, ressalta o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário