Preocupada em promover o estímulo e o fortalecimento da produção rural por meio de ações pautadas pelo desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Ilhéus criou o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. A iniciativa tem como foco as áreas rurais localizadas próximas aos locais onde está previsto a implantação de grandes investimentos por parte do governo federal e iniciativa privada, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul. Entretanto, as ações do Plano serão estendidas para toda zona rural.
Em reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, em Brasília, no mês passado, o prefeito Newton Lima e o secretário de Ações Regionais, Murilo Brito, externaram a preocupação do município em criar mecanismos que estimulem o produtor rural a permanecer no campo. Na opinião do prefeito Newton Lima, Ilhéus vem sendo contemplada com grandes somas em investimentos na área portuária, industrial, comercial e de serviços. “Desta forma é preciso instituir um novo vetor de desenvolvimento na zona rural que possa contemplar uma parcela significativa da sociedade, representada pelo homem do campo”, ressaltou.
O município se comprometeu em manter um “cinturão verde” de proteção ao meio ambiente e o incremento da produção de alimentos fortalecendo a agricultura familiar no município, e elaborar e ingressar com um projeto no Portal de Convênios do Governo Federal (Sincov), com o objetivo de ampliar a frota de veículos e máquinas destinados à manutenção das estradas no interior do município.
Elaboração de propostas - Após o encontro com o ministro, o governo municipal iniciou uma série de debates entre representantes da prefeitura, Ceplac, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Banco do Nordeste, técnicos em agropecuária, entre outros órgãos. Os encontros culminaram com a criação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e de acordo com o secretário Murilo Santos, será a escolha de uma área localizada no entrono do complexo Intermodal Porto Sul para servir de projeto piloto.
O local escolhido será ainda foco de uma visita dos representantes da comissão e do embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilian Sanches, que foi convidado pelo secretário Murilo Brito para conhecr a iniciativa in loco. “A Venezuela é referência na produção agrícola e na adoção de técnicas modernas no cultivo de cacau, dendê, entre outros produtos e já demonstrou interesse em realizar possíveis parcerias, visitas de intercâmbio e de conhecimento técnico”, afirmou Murilo Brito. Outro objetivo da comissão que coordena as ações do Plano é a realização da Feira de Agricultura Familiar, que terá o intuito de reunir, promover e fortalecer a produção agrícola local, e deve contar com novas instituições como parceiras do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário