quinta-feira, dezembro 08, 2011

Ilhéus recebe reforço de caixas coletoras de lixo


A coleta diária do lixo em Ilhéus ganhou reforço visando melhorar o serviço. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que coordena os trabalhos, instalou em pontos estratégicos da cidade cerca de 40 conchas para acondicionar o descarte de resíduos sólidos. Elas foram colocadas esta semana nos locais considerados como “lixeiras viciadas” nas zonas sul e norte, avenida Itabuna e na entrada do bairro Teotônio Vilela – pontos fixos para armazenar temporariamente o detrito colocado pela população até a chegada do caminhão-coletor.
Na opinião de Gerson Marques, agora a operação realizada por essas caçambas ganha agilidade devido à implantação de mais equipamentos e o transporte correto, que está sendo feito através de caminhões equipados com multi-guincho, o que torna eficiente o serviço de troca das caçambas. “Temos consciência de que a coleta de lixo pode melhorar ainda mais e estamos concentrando todos os esforços possíveis neste sentido”, ressalta o secretário.
O secretário de Desenvolvimento Urbano conta que com este esforço o município retira das ruas e avenidas diariamente 80 das 120 toneladas de lixo doméstico, produzidos por moradores de altos e de locais de acesso do caminhão-coletor. A seu ver, a empresa responsável pelo trabalho, a Portocop, possui condições de atender e ampliar os serviços. Atualmente, são retiradas das ruas de Ilhéus todos os dias 200 toneladas de lixo deixadas pela população.
Gerson Marques espera que com essa medida ocorra de forma considerável uma melhora na coleta diária do lixo residencial e evite o surgimento de pontos de acúmulo de detrito. Em paralelo a isso, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano cobra de lojistas, proprietários de lanchonetes, restaurantes, bares e similares, além de administradores de instituições públicas e financeiras o cumprimento de novos horários da coleta de resíduos sólidos na esfera comercial.
A Operação Verão, que começou a ser realizada pela Prefeitura de Ilhéus, além da limpeza completa da cidade, também contempla a conscientização da população sobre a importância da limpeza pública, através de um programa de educação ambiental. “Já contratamos técnicos especialistas nessa área, que elaboraram um programa e iniciaram a execução em alguns bairros, e dentro em breve deverá ser desenvolvido em toda a cidade”, concluiu Gerson Marques.

Nenhum comentário: