sábado, dezembro 03, 2011

A lei seca no caminho da praia

A Operação Lei Seca, que abordou 462 veículos no primeiro dia e multou 22 condutores que se recusaram a fazer o teste do bafôme-tro, fecha o cerco, hoje e amanhã, aos motoristas que forem de carro às praias dos municípios do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Os pontos exatos das barreiras policiais não vão ser divulgados. A orientação é a de sempre: quem for beber deve deixar o veículo em casa. Durante os fins de semana, excepcionalmente, duas blitzes vão ser montadas no período diurno. Outras quatro equipes vão atuar à noite.
Na noite de quinta e madrugada de ontem, 440 motoristas fizeram teste com o bafômetro. Devido às irregularidades, foram aplicadas 44 multas e dois carros acabaram rebocados. Cinco motoristas apresentaram consumo de álcool acima do limite estabelecido pela lei, que é de 0,2 grama de álcool por litro de sangue. Desses, quatro apresentaram até 0,33 grama de álcool por litro de sangue, tiveram a carteira recolhida, foram multados e liberados após a chegada de condutores aptos. Um dos abordados teve teor acima de 0,33 grama, o que é considerado crime. Além de ser multado e ter a carteira recolhida, ele foi levado à delegacia e autuado em flagrante.

Todos os motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro, tiveram a carteira apreendida e ainda receberam multa. As blitzes, coordenadas pela Secretaria Estadual de Saúde, com apoio do Detran-PE e Polícia Militar, foram feitas em seis bairros do Recife e Jaboatão dos Guararapes: Boa Viagem, Piedade, Jaqueira, Aflitos, Torre e Santo Amaro. Pelo novo formato, as barreiras policiais são itinerantes e escolhidas de acordo com dados estatísticos das Secretarias de Saúde e de Defesa Social (SDS).

O coordenador-executivo da Operação Lei Seca, major André Cavalcanti, que acompanhou o trabalho em Boa Viagem, alertou que as ações serão permanentes. “Todos os dias, a Operação Lei Seca vai levar seis equipes às ruas. Nosso principal objetivo é salvar vidas, pois os acidentes de trânsito representam uma das principais causas de morte em Pernambuco, uma verdadeira epidemia.”

As seis equipes de 11 integrantes são formadas por policiais militares e agentes do Detran-PE, além de técnicos da SES e educadores que já foram vítimas de acidentes de trânsito. Ao todo, no trabalho de orientação, a Operação Lei Seca conta com 24 profissionais, sendo 16 cadeirantes e oito auxiliares, que ajudam na condução dos deficientes e na entrega de panfletos e fôlderes educativos, em bares e pontos de aglomeração onde estão programadas as blitzes.

A Lei 11.705, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro, proíbe a ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica por condutores de veículos. Motoristas flagrados excedendo o limite de 0,2 grama de álcool por litro de sangue pagarão multa de R$ 957, poderão perder a carteira de habilitação por um ano, após conclusão de processo administrativo no Detran, e ainda terão o carro retido no local da blitz até a apresentação de um condutor apto a guiá-lo.

Nenhum comentário: